1493 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente que a economia brasileira registrou um crescimento de 0,9% no segundo trimestre de 2023.
Robin Brooks, economista-chefe do Instituto de Finanças Internacional, elogiou o desempenho econômico do país, afirmando que o Brasil retornou aos níveis de crescimento vistos uma década atrás. Para ele, a "década perdida do Brasil acabou".
Brooks atribui esse retorno positivo ao fim do impacto negativo causado pela queda global nos preços das commodities exportadas pelo Brasil. Em um tweet, ele mencionou: "O Brasil está de volta. Talvez nunca tenha havido nada realmente ’errado’ com o Brasil. O Brasil é um exportador de commodities. Os preços globais das commodities entraram em colapso em 2014, afetando o Brasil".
Além do crescimento de 0,9% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, a economia brasileira também apresentou um aumento de 3,4% em comparação com o mesmo período de 2022.
Em uma postagem no Twitter, Brooks compartilhou um gráfico e reiterou sua visão positiva sobre a economia brasileira, destacando que o "choque" causado pela queda dos preços das commodities em 2014 está chegando ao fim.
Brazil's lost decade is over. Real GDP growth is back to where it was a decade ago. Maybe there never was anything actually "wrong" with Brazil. Brazil is a commodity exporter. Global commodity prices collapsed in 2014, hitting Brazil. That shock is ending and Brazil is back... pic.twitter.com/2goWc6BBqG
— Robin Brooks (@RobinBrooksIIF) September 3, 2023