URGENTE: Coronel revela o responsável pela abertura da Esplanada antes do 8/1

Portal Plantão Brasil
6/6/2023 12:17

URGENTE: Coronel revela o responsável pela abertura da Esplanada antes do 8/1

0 0 0 0

3411 visitas - Fonte: DCM

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, afirmou que a ordem da abertura da Esplanada dos Ministérios aos bolsonaristas antes do 8 de Janeiro veio do coronel Paulo José Ferreira de Sousa. Marcelo foi último depoente ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos.

Vale destacar que Paulo José atuava como chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF, em substituição a Jorge Eduardo Naime, que estava de folga no dia das invasões na capital federal. Ele é apontado pela Polícia Federal (PF) como omisso no dia da tentativa de golpe.

“Abrir a Esplanada foi um ajuste feito em reunião pelo Paulo José. Parece que aconteceu uma reunião no sábado, que eu não participei. Quem mandou [abrir] foi ele, para manifestantes. Foi a ordem que eu recebi”, disse Marcelo Casimiro.

Ele também foi questionado se apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiriam invadir os prédios públicos do Poder caso a Esplanada estivesse fechada. “Seria bem difícil acontecer, eles não iam entrar”, ressaltou.

Para o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT), um dos questionamentos da Comissão era saber se o ato foi um “grande equívoco”.

“Cada vez que vem um depoente aqui, coloca a responsabilidade em outro alguém. No dia de hoje, são dois responsáveis, o Flávio [major Flávio Alencar] e o coronel Paulo José. Uma coisa que a gente tinha o objetivo na CPI era descobrir quem determinou a abertura da Esplanada. Porque, sem isso, não teria acontecido o que aconteceu. O depoente disse que o responsável, que deu a ordem para ser reaberta, foi do Paulo José.”

A defesa de Paulo José, entretanto, chamou a acusação de que ele teria ordenado a abertura da Esplanada de “totalmente improcedente”.

“Não compete à Polícia Militar deliberar sobre essas questões de abrir ou fechar Esplanada. Essa matéria está no nível político. GDF ou GSI da Presidência. Com certeza, o coronel Casemiro se equivocou. Na verdade, o Paulo José sequer sabia que a Esplanada estava fechada e foi aberta. Para ele, foi novidade”, disse a defesa.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians