Lula é escolhido pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes de 2023

Portal Plantão Brasil
13/4/2023 12:53

Lula é escolhido pela revista Times como uma das 100 pessoas mais influentes de 2023

0 0 0 0

3432 visitas - Fonte: G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na lista de 2023 das cem pessoas mais influentes da revista Time, divulgada nesta quinta-feira (13).

Também estão na seleção os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidênte da Ucrânia, Olena Zelenska.

Anualmente, a publicação escolhe personalidades mundiais de diversos setores - político, cultural, do ativismo e da tecnologia - que se destacaram de alguma forma ao longo do ano, seja positiva ou negativamente.

O jornalista norte-americano Evan Gershkovich, correspondente do "The Wall Street Journal" na Rússia e que foi preso este mês pelo serviço de segurança russo acusado de espionagem.

Na justificativa para a escolha de Lula, a revista aponta para a questão da Amazôia. Em um texto assinado pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore - cada personalidade escolhia na lista é da Time descrita em um texto por outra personalidade - aponta que o presidente brasileiro está em sintonia com o "florescimento" da ação climática neste ano e será "fundamental" nesta década decisiva" para o clima.

Gore, que também é ativista ambiental, chamou Lula de "campeão do clima".

"Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (...). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade", diz o texto.
"Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior".

Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff entrou na lista da Time dos cem mais influentes naquele ano.

O ex-presidente Jair Bolsonaro já foi eleito a personalidade do ano em 2021 pela revista, que o chamou de "líder controverso". "Recentemente, Bolsonaro esteve na mira do suprema corte brasileira que ordenou uma investigação sobre comentários falsos alegando ligação entre a vacina contra a Covid e a Aids", escreveu a "Time", à época.

A personalidade do ano da Time é, segundo a própria revista, a seleção anual de um indivíduo ou um grupo que teve mais impacto no mundo no ano, para o bem ou para o mal.

Já a lista das cem pessoas mais influentes é uma lista da Time, também anual, com pessoas que "estão mudando o mundo", segundo a revista, em seis áreas: artistas, titãs, líderes, ícones, pioneiros e inovadores.

Outros nomes

A Time também escolheu nomes como:

O rei Charles III, que assumiu a coroa do Reino Unido após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado;
O escritor Salman Rushdie, o autor de "Versos Satânicos" esfaqueado em um evento em Nova York em agosto de 2022, anos depois de o então líder do Irã emitir um pedido de morte a ele;
O ator chileno Pedro Pascal, estrela de séries como "Narco", "The Mandalorian" e "The Last of Us", descrito na revista em texto da atriz Sarah Paulson como "poderoso, comovente, hilário, pateta, capaz de ter as conversas mais profundas, disposto a segurar seu cabelo quando você está doente e possuidor do ombros mais largos para se apoiar".
O bilionário e dono do Twitter Elon Musk.
Confira a seguir a lista completa de líderes escolhidos como os mais influentes em 2023 pela Time:

-Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão
-Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália
-Bola Tinubu, novo presidente da Nigéria
-Olena Zelenska
-Gustavo Petro
-Hakeem Jeffery, líder dos Democratas no Congresso e primeiro afro-americano a liderar um partido no Legislativo dos EUA
-Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos
-Sherry Rehman, ministra para as Mudanças Climáticas do Paquistão, onde cerca de um terço do país foi afetado por enchentes no ano passado
-Mitch McConnell, senador republicano e líder mais longevo no Legislativo dos EUA
-Margrethe Vestager, comissária da União Europeia para a Transição Digital
-Samuel Alito, juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos que derrubou a lei que garantia o direito ao aborto em âmbito nacional nos EUA, conhecida como Roe contra Wade.
-Gina Raimondo, secretária de Comércio dos EUA
-Olexandra Viatcheslavivna Matviitchuk, advogada ucraniana de direitos humanos
-María Herrera Magdaleno, ativista mexicana que se dedica a encontrar pessoas desaparecidas no país, como seus quatro filhos
-Min Aung Hlaing, chefe das Forças Armadas de Mianmar que comandou o golpe militar no país em 2021

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians