Bolsonarista Bismark, preso no Paraguai, ´´incentiva a violência`` contra Lula e o STF, diz Alexandre de Moraes

Portal Plantão Brasil
20/3/2023 19:12

Bolsonarista Bismark, preso no Paraguai, ´´incentiva a violência`` contra Lula e o STF, diz Alexandre de Moraes

0 0 0 0

624 visitas - Fonte: DCM

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou o comportamento do youtuber bolsonarista Bismark Fugazza, do canal Hipócritas, como “gravíssimo” e disse ele poderia colocar em risco a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a coluna de Aguirre Talento, no UOL.

Bismark foi preso na última sexta-feira (17), enquanto tentava se refugiar no Paraguai. A polícia paraguaia localizou ele em Assunção, capital do país, e o entregou à Polícia Federal na fronteira, em Foz do Iguaçu (PR), onde o youtuber foi detido e levado para a delegacia da PF no município.

O advogado de Bismark, Levi de Andrade, diz que já solicitou a revogação da prisão dele e nega que ele tenha incentivado ataques ao STF e ao presidente Lula.

Na decisão, Moraes afirmou que “efetivamente, o investigado incentiva a prática de violência contra o presidente e vice-presidente eleitos e contra os ministros do Supremo Tribunal Federal”.

Após o resultado da eleição presidencial no ano passado, o bolsonarista vinha defendendo que Lula não assumisse a Presidência da República.

O ministro também cita uma carta lida pelo bolsonarista durante uma invasão à Câmara dos Deputados, na qual ele defendeu “a tomada de Brasília e a paralisação de todo o Brasil”.

“As manifestações, discursos de ódio e incitação à violência se destinam a corroer as estruturas do regime democrático e a estrutura do Estado de Direito, contendo, inclusive, ameaças a pessoas politicamente expostas em razão de seu posicionamento político contrário no espectro ideológico”, afirmou Moraes.

O magistrado determinou ainda a adoção de medidas para aprofundar a investigação de atos antidemocráticos envolvendo Bismark, como a expedição de um ofício para o WhatsApp determinando o “monitoramento online das mensagens enviadas e recebidas” pelo bolsonarista, além de interceptação telefônica e quebra de sigilo telefônico.

Por último, o ministro oficiou o Banco Central para bloquear as contas bancárias de Bismark e determinou a quebra do sigilo bancário do ano de 2022, para verificar possíveis financiadores dos atos golpistas.

Em dezembro, Moraes determinou a prisão de Bismark e também do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Ambos fugiram para o Paraguai. Eustáquio não foi detido na sexta porque deu entrada em um pedido de refúgio no país vizinho, o que impediu a sua expulsão.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians