Robinho: STJ reconhece que a pena recebida na Itália pode ser cumprida no Brasil

Portal Plantão Brasil
24/2/2023 16:47

Robinho: STJ reconhece que a pena recebida na Itália pode ser cumprida no Brasil

0 0 0 0

11087 visitas - Fonte: Carta Capital

A presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, deu início ao procedimento que pode homologar a sentença proferida pela Justiça da Itália contra o ex-jogador Robinho e determinar eventual cumprimento da pena no Brasil.

O ex-atleta foi condenado a nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo contra uma jovem de origem albanesa, em uma boate em Milão, ainda em 2013.

A decisão proferida pela ministra, na quinta-feira 23, indica que a sentença condenatória confirmada pela última instância do Poder Judiciário italiano atende aos requisitos para ser reconhecida pelo Brasil.

A magistrada ainda citou o julgamento de um caso anterior da Corte que reconheceu que a execução de pena decorrente de condenação no exterior pode ser cumprida no País.

No caso citado como precedente, o STJ acolheu um pedido da justiça portuguesa para que um português condenado no país europeu cumprisse a pena no Brasil.

A execução de sentença estrangeira em território nacional está prevista na Constituição Federal e determina que caberá ao STJ homologar a decisão, se cumpridos todos os requisitos da legislação brasileira.

“Em um primeiro exame, os requisitos parecem ter sido atendidos, na medida em que a decisão foi proferida pelo Poder Judiciário da Itália, país em que o crime pelo qual o requerido foi condenado teria sido cometido; a decisão homologada indica que o requerido constituiu advogado nos autos e se defendeu regularmente; e houve o trânsito em julgado da condenação”, afirmou a ministra na decisão.

Em novembro, o governo brasileiro negou a extradição do ex-jogador para a Itália. A decisão se baseia no artigo 5º da Constituição Federal brasileira, que proíbe a extradição de nacionais.

Pelas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou o recebimento da solicitação da Justiça italiana e afirmou que o processo havia sido remetido para apreciação do STJ.

“Houve a remessa ao STJ, em cumprimento à Constituição Federal. A tramitação jurisdicional foi iniciada”, explicou o ministro em seu perfil.

Em janeiro, o ministro havia indicado ser favorável ao cumprimento de pena do jogador no Brasil.





Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians