Yanomamis: entre crianças e adultos, 64 continuam internados em hospitais e 7 estão na UTI

Portal Plantão Brasil
27/1/2023 16:41

Yanomamis: entre crianças e adultos, 64 continuam internados em hospitais e 7 estão na UTI

0 0 0 0

388 visitas - Fonte: Metrópoles

A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, capital de Roraima, informou ao Metrópoles que 64 indígenas da etnia Yanomami seguem internados no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA). Destes, 53 são crianças e sete estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade hospitalar na última quinta-feira (27/1).

O Hospital da Criança Santo Antônio é a única unidade de saúde de Roraima com a estrutura necessária para o atendimento de crianças a partir dos 29 dias de vida até 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2022 ao menos 703 indígenas Yanomamis foram internados no HCSA. As principais causas de internações são: doença diarréica aguda, gastroenterocolite aguda, desnutrição, desnutrição grave, pneumonia, acidente ofídico e malária.

Crise dos Yanomamis

Os indígenas Yanomamis sofrem com o avanço do garimpo ilegal dentro das suas terras, responsáveis pela contaminação da água, do solo e dos peixes com mercúrio. Em decorrência da presença do metal líquido, a população encontra dificuldades para se alimentar e produzir alimentos dentro do seu território.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a terra indígena Yanomami, em Roraima, e declarou que a população vive em uma situação “desumana” e que o governo federal irá trabalhar para contornar o atual estado de saúde dos povos originários.

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar se existe omissão do governo de Jair Bolsonaro (PL) em relação à saúde dos Yanomamis.



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians