logo

5/12/2022 16:26

Paraná é o estado que mais divulgou a teoria da morte e substituição de Lula por "clone"

0 0 0 0

2641 visitas - Fonte: Carta Capital

Reduto bolsonarista, o Paraná liderou o ranking de estados que mais fizeram circular uma bizarra fake news: a de que o presidente eleito Lula (PT) teria morrido e sido substituído por um ator mascarado, que tem se passado pelo político desde então.

É o que mostra um relatório da Palver, uma empresa que monitora grupos de WhatsApp bolsonaristas, revelado em primeira mão pela coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

No Paraná, segundo o ranking, a notícia foi mencionada 141 vezes a cada 100 mil mensagens que circularam no aplicativo. Em seguida aparecem os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que têm, respectivamente, 127 e 112 menções a cada 100 mil mensagens. A consultoria ainda mostra que, mesmo em estados em que o PT teve maior apoio, a informação falsa também teve capilaridade. Na Bahia foram 39 menções da fake news a cada 100 mil mensagens e em Minas Gerais 28.

A notícia falsa, segundo o levantamento, circulou com ainda mais força no período em que Lula esteve de férias, poucos dias após o período eleitoral. O petista esteve na Bahia com a esposa, a socióloga Janja, e aproveitou para se manter em silêncio, por orientação médica, para poupar a garganta, lesionada pelos discursos da campanha. No retorno, Lula passou ainda por uma laringoscopia na última semana, o que deu impulso ainda maior aos rumores.

Para chegar aos resultados, 16 mil grupos foram monitorados pela Palver. Neles, é possível ver diferentes versões da mentira sendo compartilhadas. Há aqueles que defendem que Lula morreu durante as férias na Bahia e outros que dizem que ele teria falecido dias antes, durante a campanha, vítima de um AVC. Nenhuma dessas informações tem algum respaldo na verdade.



Nos grupos conspiracionistas é possível ver ainda uma série de imagens usadas pelos bolsonaristas para defender a tese. As mais compartilhadas mostram uma dobra no pescoço de Lula durante um encontro com a ministra Rosa Weber, presidenta do STF, que supostamente seria um pedaço da máscara de silicone usada pelo ator que, segundo os bolsonaristas, tem se passado pelo presidente eleito. Em outra, uma imagem espelhada é usada para dizer que o homem que interpretaria Lula tem 5 dedos na mão esquerda, enquanto o verdadeiro presidente tem apenas 4.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians