logo

25/11/2022 14:24

Uso de máscaras em aviões e aeroportos volta a ser obrigatório a partir de hoje

0 0 0 0

542 visitas - Fonte: UOL

O uso de máscara volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões a partir de hoje (25). A medida foi anunciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após o Brasil registrar aumento no número de casos de covid-19.

Na resolução aprovada na terça-feira (22), a diretoria da Anvisa citou o aumento do fluxo de viajantes no final do ano e disse que a volta do uso de máscara é necessária para "conter a disseminação da doença na população que utiliza esses ambientes seja para trabalho ou para locomoção".

A Anvisa não permite o uso de qualquer máscara. Estão proibidas:

-Máscaras de acrílico ou de plástico;
-Máscaras com válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2;
-Lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional;
-Protetor facial (face shield) isoladamente;
-Máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002.

A proteção deixou de ser exigida em aeroportos em agosto deste ano. Na época, o diretor-presidente Antônio Barra Torres considerou haver um considerável "grau de conscientização vacinal" e boa aderência ao uso de máscara no Brasil, mesmo quando seu uso não é obrigatório.

Ontem (24), a média móvel de casos de covid-19 no Brasil ficou em 19.702, completando duas semanas em tendência de alta. Além disso, nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 71 novas mortes causadas pela covid-19.

As informações são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte. A média móvel de mortes ficou em 73 —o indicador é considerado por especialistas como a forma mais eficaz de medir a evolução da doença.

A média móvel de mortes variou 59% em relação a 14 dias atrás, e segue em tendência de alta pelo quarto dia seguido.

São Paulo obriga uso de máscara no transporte público. A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado também decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público. A regra é válida para usuários de ônibus, trem e metrô e começa a valer a partir de sábado (26).

A medida ocorre após o Estado registrar aumento expressivo na transmissão do vírus, que se reflete principalmente nos indicadores de internações em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias mostram crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações.

"A velocidade de aumento de internações (5% ao dia para pacientes em UTI e 7% por dia para pacientes em enfermarias) e taxas de ocupação de leitos de UTI (44% no Estado de São Paulo e 59% na Região Metropolitana de São Paulo) começa a pressionar os sistemas de saúde público e privado", afirmou em nota o Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde.

O governo de São Paulo recomenda que o uso de máscara seja adotada por todos os municípios do Estado e reitera que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians