logo

4/8/2022 09:50

Agronegócio também publica carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro

0 0 0 0

604 visitas - Fonte: Portal Fórum

Nesta quarta-feira (3), a “A Coalizão Brasil - Clima, Florestas e Agricultura”, que reúne 300 representantes dos setores do agronegócio, financeiro, empresas, sociedade civil e academia, divulgou uma carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro. A entidade tem entre seus integrantes empresas como Bradesco, Santander, Itaú Unibanco, Natura, Nestlé, Suzano, Vale e Carrefour.


A iniciativa vem em meio às mobilizações, de diferentes segmentos da sociedade, em defesa do pleito eleitoral e das urnas eletrônicas, como resposta aos constantes ataques de Jair Bolsonaro (PL) à confiabilidade do sistema de votação brasileiro e que ameaçam a própria realização das eleições. Dois grandes manifestos neste sentido foram anunciados: um organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que já conta com quase 1 milhão de assinaturas, e outro elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A carta da Fiesp, inclusive, ganhou o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), deixando Bolsonaro ainda mais isolado. Agora, esse isolamento foi reforçado com o manifesto de representantes do agronegócio, um dos setores que mais dão sustentação ao atual governo e um dos poucos que ainda não tinha aderido ao movimento pró-democracia.


"Nos últimos 37 anos, o Brasil dedicou-se a edificar um regime cidadão, de instituições sólidas e calcado no respeito à lei e no equilíbrio de direitos e deveres. Em seu alicerce estão eleições limpas, onde se manifesta a vontade popular. É sobre elas que se pavimenta o caminho para um país melhor, mais maduro, melhor conceituado na comunidade internacional, mais apto a liderar o debate e a implementação de agendas urgentes e que provocam mobilização crescente no mundo inteiro, como a da sustentabilidade e das mudanças climáticas", diz a nota da Coalizão Brasil.

"Ressaltamos que o processo eleitoral é inquestionável e imprescindível para toda e qualquer discussão que vise à prosperidade do país", prossegue a entidade.


Confira abaixo a íntegra do posicionamento

"A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura posiciona-se, em diversas ocasiões, em prol de uma agenda que alavanque o desenvolvimento sustentável, a economia de baixo carbono, o combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, entre tantos assuntos de uma pauta cada vez mais ampla e transversal. Desta vez, no entanto, nosso movimento vem a público em apoio a uma bandeira sem a qual nenhuma das demais é possível: a defesa da democracia.

Nos últimos 37 anos, o Brasil dedicou-se a edificar um regime cidadão, de instituições sólidas e calcado no respeito à lei e no equilíbrio de direitos e deveres. Em seu alicerce estão eleições limpas, onde se manifesta a vontade popular. É sobre elas que se pavimenta o caminho para um país melhor, mais maduro, melhor conceituado na comunidade internacional, mais apto a liderar o debate e a implementação de agendas urgentes e que provocam mobilização crescente no mundo inteiro, como a da sustentabilidade e das mudanças climáticas.


O futuro que queremos depende do diálogo entre divergentes e do respeito ao resultado das eleições. Este deve ser um ponto pacífico entre todos os atores que se dispõem a representar a sociedade brasileira à frente de um Estado democrático de Direito.

A Coalizão Brasil divulgou recentemente suas propostas aos candidatos para as próximas eleições. Nossas contribuições giram em torno de três eixos: o combate ao desmatamento e à perda de recursos naturais; a produção de alimentos e o combate à fome; e a geração de emprego e renda. E ressaltamos que o processo eleitoral é inquestionável e imprescindível para toda e qualquer discussão que vise à prosperidade do país.

Sem democracia não há desenvolvimento e sustentabilidade. Sem sustentabilidade não há futuro possível"

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians