logo

16/6/2022 10:20

A pesca ilegal no Vale do Javari, onde Bruno e Dom foram assassinados, serve para lavagem de dinheiro do tráfico e ameaça a indígenas

0 0 0 0

1872 visitas - Fonte: G1

No Vale do Javari, região onde foram mortos o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, apenas a pesca para alimentação dos próprios pescadores e de suas famílias é autorizada.

Apesar de proibida, a pesca ilegal na terra indígena acontece em larga escala, como mostrou reportagem do Fantástico. A pesca comercial e predatória esgota os recursos dos quais os indígenas dependem para viver.


Os pescadores retiram ilegalmente toneladas de pirarucu e de piracatinga. Esse último tem sua captura e comércio proibidos no Brasil, não só pelo dano à própria espécie, mas porque os pescadores matam botos e jacarés para usar como isca.

Sem mercado por aqui, a piracatinga é contrabandeada para a Colômbia, num esquema que supostamente lava dinheiro do tráfico e financia a entrada de drogas no Brasil.

Amarildo da Costa Oliveira, que confessou ter assassinado Bruno Pereira e Dom Phillips, é pescador naquela região.


Em um documento obtido pelo g1 no último domingo (12), a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) denunciou que Amarildo estava com um grupo de quatro ou cinco pessoas pescando no interior do Vale do Javari, próximo a aldeia Korubo, no dia 3 de abril.

Segundo o documento, "eles estariam de canoa pequena, no lago do Bananeira, na margem direita do rio Ituí, pescando peixe liso e pirarucu". O documento cita ainda que ’Pelado’ é apontado como um dos autores de diversos atentados com arma de fogo contra a Base de Proteção da Funai entre 2018 e 2019 no Vale do Javari.

Um amigo de Bruno Pereira, que preferiu não se identificar, afirmou, na sexta-feira (10) , que o indigenista foi ameaçado por Amarildo um dia antes de desaparecer.


O risco criado pela presença constante de caçadores e pescadores ilegais era alvo dos alertas e denúncias de Bruno Pereira. Em vídeo gravado em 2020, o indigenista denunciou a volta de garimpeiros à terra indígena do Vale do Javari menos de um ano após uma operação contra a presença deles na região.

“Há denúncias da presença constante em algumas regiões da terra indígena de caçadores e pescadores profissionais. Isso é extremamente grave”.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians