Guerra nuclear não está descartada, conforme secretário-geral da ONU, António Guterres

Portal Plantão Brasil
14/3/2022 19:51

Guerra nuclear não está descartada, conforme secretário-geral da ONU, António Guterres

0 0 0 0

546 visitas - Fonte: RT

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou na segunda-feira que uma escalada contínua de guerra na Ucrânia "seja por acidente ou planejada" ameaçará toda a humanidade. Ele ainda alarmou que o conflito pode acabar no apocalipse nuclear.


“A perspectiva de um conflito nuclear, antes impensável, agora está de volta ao campo das possibilidades”, disse Guterres.

Os comentários de Guterres sobre a guerra nuclear foram feitos em relação ao presidente Vladimir Putin elevar as forças de dissuasão da Rússia – que incluem várias armas estratégicas, tanto nucleares quanto convencionais – para alerta “especial” no mês passado, um desenvolvimento que o chefe da ONU chamou de “arrepiante”.

Do lado ocidental, alguns especialistas e políticos na Europa e nos EUA estão pressionando para que a OTAN declare uma “zona de exclusão aérea” sobre a Ucrânia, um movimento que faria com que a aliança se comprometesse a derrubar aeronaves russas nos céus ucranianos e trazer armas nucleares. superpotências em conflito aberto entre si. Os líderes da OTAN até agora resistiram a esses apelos à guerra, e Washington insistiu repetidamente que não enfrentará a Rússia militarmente a menos que um membro da OTAN seja atacado.


Além do espectro do conflito nuclear, Guterres alertou que “esta guerra não terá vencedores, apenas perdedores”. Os pobres do mundo serão particularmente afetados pelo aumento dos preços dos alimentos, disse ele, observando que “somente a Ucrânia fornece mais da metade da oferta de trigo do Programa Mundial de Alimentos”, e que a Rússia e a Ucrânia juntas respondem por metade da oferta mundial de óleo de girassol e um terço do seu trigo.

"Esta guerra vai muito além da Ucrânia" , disse ele. “Uma espada de Dâmocles paira sobre a economia global, especialmente no mundo em desenvolvimento.”

Guterres disse que a ONU alocaria US$ 40 milhões para fornecer comida, ajuda e dinheiro a civis ucranianos afetados pelo conflito, e que ele pessoalmente esteve em contato indireto com Putin para discutir o fim do conflito. A ONU, disse ele, também entrou em contato com vários países terceiros, incluindo a China, para discutir negociações de mediação.


As delegações russa e ucraniana se reuniram virtualmente na segunda-feira para uma quarta rodada de negociações de paz, que foram interrompidas e programadas para serem retomadas na terça-feira. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no domingo que espera que essas conversas levem a um encontro pessoal com Putin.

A Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia em fevereiro, com Putin afirmando que a Rússia pretende “desnazificar” e “desmilitarizar” seu vizinho e garantir que não se junte à aliança da OTAN. O ataque ocorreu após um impasse de sete anos em que Moscou acusou Kiev de cometer "genocídio" contra as repúblicas separatistas de língua russa na região de Donbass, cuja independência Putin reconheceu dias antes do início da ofensiva militar.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians