China responde à ameaça de sanções dos EUA

Portal Plantão Brasil
9/3/2022 19:32

China responde à ameaça de sanções dos EUA

0 0 0 0

490 visitas - Fonte: RT

A China protegerá suas empresas e pessoas que estão sob ameaça de sanções dos EUA por negociar com a Rússia, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quarta-feira, comentando as advertências de Washington.


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, disse que Pequim “tomará todas as medidas necessárias para salvaguardar resolutamente os direitos e interesses legítimos das empresas e indivíduos chineses”.

A autoridade chinesa reiterou as críticas de seu governo às sanções unilaterais, dizendo que elas não têm base no direito internacional e apenas causam “sérias dificuldades à economia e à subsistência das pessoas” nos países visados, em vez de promover a paz e a segurança.

Washington deve “levar a sério as preocupações da China” ao implementar suas restrições contra a Rússia para que elas não “prejudiquem os direitos e interesses da China de forma alguma”, alertou Zhao.


Os EUA impuseram uma proibição à exportação de semicondutores avançados para a Rússia em resposta ao ataque militar de Moscou contra a Ucrânia. A proibição visa não apenas empresas americanas, mas também empresas estrangeiras que usam software e tecnologias americanas na produção. Nações como a Coreia do Sul, que querem continuar suas exportações para a Rússia, precisam solicitar isenções especiais ou enfrentarão a ira de Washington.

Em entrevista ao New York Times, a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, alertou que seu governo poderia “essencialmente fechar” qualquer empresa chinesa que desafiasse as sanções americanas. O secretário destacou a Corporação Internacional de Fabricação de Semicondutores da China como enfrentando uma punição potencial por desrespeitar sua proibição à Rússia.


Ao contrário dos aliados dos EUA na Europa e em outros lugares, a China se recusou a condenar a Rússia por seu ataque contra a Ucrânia. Pequim concordou com a avaliação de Moscou de que a expansão descontrolada da OTAN na Europa Oriental e o fracasso em abordar as preocupações de segurança nacional da Rússia abriram o caminho para a crise atual.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians