União Europeia congela bens de políticos russos e impede sua circulação pela Europa

Portal Plantão Brasil
23/2/2022 16:41

União Europeia congela bens de políticos russos e impede sua circulação pela Europa

0 0 0 0

151 visitas - Fonte: Metrópoles

A União Europeia aprovou uma série de sanções à Rússia, na tentativa de conter um conflito armado com a Ucrânia e arrefecer a tensão no Leste Europeu.

Entre as medidas anunciadas, constam a proibição de viagens de políticos russos pelo bloco e o congelamento de seus bens. A decisão foi formalizada nesta quarta-feira (23/2).


Os ministros das Relações Exteriores dos 27 países da União Europeia já haviam aprovado a iniciativa na terça (22/2), mas ainda faltava a chancela dos embaixadores.

Na prática, os 351 integrantes da Duma, que é o Parlamento russo, estão proibidos de viajar aos países do bloco e tiveram bens congelados.

As retaliações atingem ainda bancos e instituições financeiras, restringem o comércio das regiões separatistas da Ucrânia (Donetsk e Luhansk) com a União Europeia, paralisam o acesso a investimentos, e proíbem a exportação de bens e tecnologias.

Essa é uma tentativa de isolar o presidente russo — ele ainda não foi penalizado diretamente pelas sanções — e, dessa forma, conter a crise político-diplomática que afeta o Leste Europeu.


Comunidade internacional em alerta

Nesta quarta-feira (23/2), a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foi tomada por discursos contra o conflito. Representantes da Rússia, Ucrânia, Estados Unidos, além do secretário-geral da entidade, António Guterres, falaram sobre o tema.

Na segunda-feira (21/2), o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu as regiões separatistas como repúblicas independentes. A decisão foi vista como uma ameaça.

Com isso, na terça-feira (22/2), países como Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido anunciaram sanções econômicas ao governo russo para isolar Putin.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a União Europeia fizeram alertas para o risco de uma invasão russa ao território ucraniano.


Crise em escalada

A Rússia e a Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, entidade militar liderada pelos Estados Unidos.

Na prática, Moscou vê essa possível adesão como uma ameaça à sua segurança. Os laços entre Rússia, Belarus e Ucrânia existiam desde antes da criação da União Soviética (1922-1991).

Nos últimos dias, a crise aumentou. A Rússia enviou soldados para a fronteira com a Ucrânia, reconheceu duas regiões separatistas ucranianas como repúblicas independentes e tem intensificado as atividades militares. A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014, quando anexou a Crimeia ao seu território.

A Ucrânia pediu mais armas aos países do Ocidente, sob o argumento de defesa contra a Rússia. Além disso, convocou militares reservistas e liberou porte de armas a civis.

Putin, por sua vez, acusa os ucranianos de desenvolverem armas nucleares, o que colocaria a segurança de Moscou em risco.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians