Brasil pode abandonar neutralidade e condenar ações russas na Ucrânia

Portal Plantão Brasil
23/2/2022 13:57

Brasil pode abandonar neutralidade e condenar ações russas na Ucrânia

0 0 0 0

417 visitas - Fonte: Metrópoles

Com a escalada da tensão no leste europeu nos últimos dias, o governo brasileiro discute internamente abandonar a posição de neutralidade e passar a condenar as ações da Rússia na Ucrânia.


Segundo fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto, uma eventual nova posição do Brasil virá por meio da adesão a resoluções multilaterais de órgãos internacionais condenando a ação russa.

Um dos caminhos seria o Brasil assinar eventuais resoluções do Conselho de Segurança da ONU, do qual é membro rotativo, da Assembleia-Geral da ONU ou até do G-20, grupo das 19 maiores economias do mundo.

No caso do Conselho de Segurança, a avaliação do governo brasileiro é de que uma declaração condenando a Rússia será mais difícil de sair, uma vez que os russos ocupam a presidência do colegiado no momento.


Integrantes do governo brasileiro ressaltaram à coluna que a possibilidade de um posicionamento unilateral do Brasil condenando a Rússia já foi descartada internamente.

Essas fontes também destacaram que, por enquanto, não há qualquer discussão sobre possíveis sanções econômicas ou outras medidas do tipo do Brasil em relação à Rússia.

O assunto vem sendo discutido principalmente no âmbito do Itamaraty, cujos diplomatas têm mantido conversas constantes sobre a crescente tensão entre os dois países do leste europeu.

Segundo fontes do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro deu autonomia para o Itamaraty tocar o tema. O presidente pediu apenas para que órgão o comunique antes, caso decida aderir a alguma resolução multilateral.


Contradição

Defensores de uma posição mais dura do Brasil em relação à Rússia lembram que Bolsonaro sempre adotou a defesa da soberania como uma das tônicas principais de seus discursos internacionais.

Nesse contexto, avaliam que esse discurso presidencial pode ser questionado por outros líderes mundiais, caso o Brasil se mantenha neutro e não condene a violação da soberania da Ucrânia.

Há quem lembre que até mesmo os discursos de Bolsonaro em defesa da soberania brasileira sobre a Floresta Amazônica podem ser atacado, caso o Brasil não condene a ação russa.


Neutralidade brasileira

Até o momento, o Brasil vem optando por não condenar explicitamente as ameaças de invasão russa na Ucrânia e por pregar uma solução pacífica que leve em consideração as preocupações de todas as partes envolvidas.

Uma declaração nesse sentido foi feita na segunda-feira (21/2) no Conselho de Segurança da ONU pelo embaixador Ronaldo Costa Filho, representante brasileiro no colegiado.

Na fala, o diplomata classificou a situação entre Rússia e Ucrânia como “crítica” e disse que o Brasil vem acompanhando os últimos acontecimentos com “extrema preocupação”.

O embaixador também apelou à “imediata desescalada” e reiterou o compromisso brasileiro de apoiar os “esforços políticos e diplomáticos” para uma solução pacífica da crise.

Costa Filho ressaltou que os pilares do direito internacional, que baseiam o sistema de segurança coletiva da ONU, só produzirão resultados se as “preocupações legítimas de todas as partes sejam levadas em consideração”.

O representante brasileiro ainda defendeu um “cessar-fogo imediato”, com “retirada abrangente” de tropas. Em nenhum momento, contudo, condenou diretamente as ameaças da Rússia.


Solidariedade?

Durante encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, na semana passada em Moscou, Bolsonaro chegou a dizer que os brasileiros eram “solidários à Rússia”, sem especificar a que se referir.

Em uma segunda declaração, porém, mudou o tom e disse que o Brasil é solidário e respeita países que defendem soluções pacíficas para eventuais conflitos.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians