Professor de universidade do Amazonas é afastado por suposto tráfico de órgãos a designer de moda indonésio

Portal Plantão Brasil
23/2/2022 13:27

Professor de universidade do Amazonas é afastado por suposto tráfico de órgãos a designer de moda indonésio

0 0 0 0

245 visitas - Fonte: Portal Fórum

O professor de anatomia Hélder Bindá Pimenta, que trabalha no laboratório da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), foi afastado da instituição, nesta terça-feira (22), após operação da Polícia Federal (PF) que investiga tráfico de órgãos. A corporação deflagrou, nesta terça-feira (22), dois mandatos de busca e apreensão: um na universidade e outro na casa do professor.


A PF acusa Bindá de ter enviado para Cingapura, na Ásia, três placentas e uma mão humana. O destinatário seria "um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de origem humana". O delegado responsável pelas investigações, Igor de Souza Barros, informou que o designer foi identificado como Arnold Putra. Após seu nome vir à tona, o indonésio restringiu o acesso ao seu perfil no Instagram.

"Verificamos que esse destinatário já tinha indícios de recebimento de materiais humanos não só do Brasil, mas de outros lugares para fazer artesanato, adornos e peças", afirmou.


As apurações apontam que os órgãos foram enviados após passarem por plastinação, um procedimento para preservar materiais biológicos extraindo líquidos com processos químicos.

Bindá foi afastado após ordem da Justiça Federal em Manaus (AM). Em nota, a reitoria da UEA informou que "cumpriu a ordem judicial e determinou a abertura de sindicância para a apuração dos fatos e responsabilidades".



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians