Pela segunda vez, STJ adia sessão para formação de lista quádrupla para preencher vaga

Portal Plantão Brasil
1/2/2022 19:56

Pela segunda vez, STJ adia sessão para formação de lista quádrupla para preencher vaga

0 0 0 0

290 visitas - Fonte: O Globo

BRASÍLIA — Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram nesta terça-feira adiar a eleição dos nomes que integrarão a lista quádrupla para preencher as duas vagas abertas na Corte desde 2021. A sessão, prevista inicialmente para ocorrer em 23 de fevereiro, agora será realizada em 12 de maio.


A decisão foi tomada pelo pleno do STJ, que reúne os 33 ministros da Corte, que também decidiu prorrogar até 31 de março os trabalhos remotos do tribunal. A medida foi adotada em razão do número de casos de covid-19 no Distrito Federal.

Esta é a segunda vez que a sessão para a formação da lista, que será entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL), é adiada. Diferentemente do que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF), em que a escolha dos ministros é uma atribuição do presidente da República, a escolha dos ministros do STJ passa obrigatoriamente pela formação de uma lista.


Estão abertas vagas para a Primeira Turma a e para a Sexta Turma do STJ, responsáveis, respectivamente, pelo julgamento de casos envolvendo Direito Público e Direito Penal. As duas cadeiras, abertas com a aposentadorias dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro, deverão ser preenchidas por desembargadores advindos da Justiça Federal.

Como o GLOBO mostrou, a disputa, que conta com intensa articulação de ministros da Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF), movimenta os bastidores do Judiciário em Brasília. Interlocutores do STJ que participaram da sessão desta terça-feira afirmam, no entanto, que a decisão por realizar a escolha dos nomes que integrarão a lista ocorreu em um ambiente "calmo e harmônico".


Após a escolha pela presidência os nomes serão encaminhados ao Senado Federal para serem sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Com a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado os novos ministros poderão ser empossados.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians