Comemoração pela aprovação de Mendonça no senado, em clima de copa do mundo, teve filmagem proibida

Portal Plantão Brasil
2/12/2021 12:40

Comemoração pela aprovação de Mendonça no senado, em clima de copa do mundo, teve filmagem proibida

0 0 0 0

6520 visitas - Fonte: O Globo

BRASÍLIA — A comemoração pela aprovação do nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF) no plenário do Senado teve gritos e aplausos em clima de Copa do Mundo, cantos de louvor e oração, além da presença da primeira-dama, Michele Bolsonaro, e da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Nos mais de 60 minutos que separaram a aprovação de Mendonça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do placar final no plenário, o novo ministro do Supremo esteve todo o tempo no gabinete do senador Luiz do Carmo (MDB-GO).



Prestes ao resultado sair, a primeira-dama, uma das grandes fiadoras da indicação de Mendonça, e a ministra Damares Alves, chegaram em clima de alegria e comemoração.

Lideranças evangélicas também aguardavam o resultado ao lado de Mendonça. Na hora do anúncio dos 47 votos favoráveis, foi possível ouvir gritos de alegria e, logo depois, um canto evangélico entoado em alto volume. O GLOBO apurou que a oração foi conduzida por vários pastores, entre eles Samuel Ferreira, que ao longo do processo de espera para a sabatina do ministro fez uma intensa campanha.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, durante o momento da comemoração e da oração foi proibida a realização de vídeos e imagens, e os presentes foram orientados a desligarem seus telefones celulares para não haver registros.



Além das lideranças políticas e religiosas, Mendonça também esteve acompanhando da esposa e dos dois filhos. Minutos após o anúncio da aprovação, o novo ministro do Supremo saiu do gabinete do senador acompanhado pela família para fazer um pronunciamento em frente à presidência do Senado.

Ao longo do cortejo, ladeados pelos filhos e pela imprensa, Mendonça e a esposa disseram ao GLOBO que a comemoração seria feita no apartamento onde moram, em Brasília, em razão do cansaço dos últimos dias — sobretudo da última noite, quando dormiram pouco menos do que três horas.

Pouco depois do anúncio da aprovação, Damares Alves e Michelle Bolsonaro deixaram o Senado por uma porta dos fundos do gabinete de Luiz do Carmo, que dá acesso direto a um estacionamento. Ainda ficaram na sala personalidades evangélicas como o deputado federal Marco Feliciano, que também foi um grande apoiador do nome de Mendonça para o Supremo.

— Foi uma vitória, uma grande alergia e um marco para a comunidade evangélica essa nomeação do ministro André para o STF. E ele chega com grande apoio, com o apoio de mais de 600 mil pessoas — afirmou à reportagem, ainda comovido.



André Mendonça foi indicado para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello em julho pelo presidente Jair Bolsonaro e aguardou quatro meses para que a sabatina fosse marcada pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça, Mendonça tem 48 anos e teve o placar mais apertado para aprovação de toda a atual composição da Suprema Corte. A posse ainda não está marcada, mas deve ocorrer antes do dia 17 de dezembro.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians