Contas da Aprosoja, são bloqueadas e PF cumpre mandados de busca e apreensão em sua sede

Portal Plantão Brasil
6/9/2021 17:05

Contas da Aprosoja, são bloqueadas e PF cumpre mandados de busca e apreensão em sua sede

0 0 0 0

2928 visitas - Fonte: RD News

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, atendendo solicitação da Procuradoria Geral da República (PGR), determinou o bloqueio das contas da Aprosoja Brasil e da Aprosoja Mato Grosso até a próxima quarta (8). Além disso, agentes da PF estão na sede da Aprosoja em Mato Grosso, onde cumprem mandado de busca e apreensão. O apurou que farta documentação está sendo apreendida no local.



Existe a suspeita de que recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul estejam sendo utilizados para financiar as manifestações de amanhã, 7 de Setembro, através das duas entidades.

As entidades ser tornaram alvo de atenção depois que Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil e ex-presidente da Aprosoja-MT, passou a ser investigado como um dos possíveis financiadores das manifestações em defesa do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Ocorre que parte dos organizadores defendem pautas antidemocráticas e inconstitucionais como fechamento do STF e do Congresso Nacional, além de atos violentos.

No pedido ao STF, a PRG argumenta que realização de prováveis atos de ataque à democracia e às instituições "iniciou-se com entrevista do Presidente da República informando que haveria “contragolpe” aos atos entendidos como contrários à sua gestão. Também afirma que haveria a utilização de recursos das duas entidades, já que Galvan preside a Aprosoja Brasil e é ex-presidente da Aprosoja-MT.

"Para tanto, seriam utilizados Fundos (Fethab e Iagro) compostos por recursos públicos (contribuições), os quais, segundo documento dos autos, não possuem uma maior transparência nem têm sido destinado para suas finalidades originárias, mas sim, como capital para o financiamento de agentes para a realização das condutas antidemocráticas acima descritas", diz trecho da decisão de Alexandre Moraes, proferida no último sábado (04).



As contas deverão ser bloqueadas até o dia 08 de setembro, incluindo outras contas jurídicas que Galvan e a Aprosoja-MT tenham acesso. Também serão rastreadas as movimentações a partir de 10 de agosto.

"Sejam identificados e informados os valores transferidos a partir das contas bancárias dessas entidades para outras entidades ou terceiros, em quaisquer modalidades (DOC, TED, PIX ou outra ordem de pagamento), desde o dia 10.8.2021, a partir do patamar mínimo de R$ 10.000,00, até o limite existente da conta, para fins de rastreio", conclui o ministro do Supremo.

Na mesma decisão, Alexandre de Moraes ainda determina que Polícia Federal apure a conduta do prefeito de Cerro Grande do Sul (RS), Gilmar João Alba (PSL), o Gringo Louco, que foi flagrado com R$ 505 mil em espécie no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O pedido partiu da CPI da Covid do Senado. A suspeita é que o dinheiro seria destinado a financiar os atos de 07 de Setembro.

Outro lado

Procurada a Aprosoja-MT diz que ainda está tomando conhecimento da decisão e do que é investigado. Os diretores devem se reunir para tomar um posicionamento em conjunto. O apurou que membros da diretoria da associação estão em Brasília, incluindo o presidente Fernando Cador



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians