Aras contesta afirmação de que sua recondução à PGR será para servir propósitos eleitorais de Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
23/7/2021 15:26

Aras contesta afirmação de que sua recondução à PGR será para servir propósitos eleitorais de Bolsonaro

0 0 0 0

444 visitas - Fonte: UOL

O procurador-geral da República, Augusto Aras, rechaçou hoje avaliações de que a recondução dele ao posto de chefe da PGR visa atender a interesses eleitorais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).



Bolsonaro anunciou a indicação de Aras para um novo mandato como procurador-geral da República na última terça-feira (20), ignorando a lista tríplice do MPF (Ministério Público Federal). A recondução, para ser aprovada, precisará passar por sabatina e votação no Senado.







A crítica de Aras, publicada em nota no site do MPF, se dirige a "especulações manifestadas por órgãos de imprensa" que tentam vincular a recondução dele ao posto a "eventuais pretensões eleitorais do presidente da República em 2022", ano de eleições.



Para o procurador, nos últimos anos, a atuação da PGR "se pautou sempre na defesa do sistema acusatório, no respeito às provas reunidas e não na retórica própria do ambiente político".



Hoje, em editorial, o jornal O Globo opinou que, "caso confirmada, a recondução de Aras será particularmente preocupante por causa do aumento das manifestações golpistas de Bolsonaro à medida que se aproximam as eleições de 2022".







Para embasar a preocupação, o jornal citou o fato de a procuradoria ter defendido o arquivamento do inquérito sobre atos antidemocráticos, da PGR ter pedido para aguardar o fim da CPI da Covid para investigar Bolsonaro por suposta prevaricação no caso Covaxin, entre outros casos.



"Se o passado servir de bússola, não será da PGR sob Aras que a defesa da democracia receberá um reforço", finalizou o editorial, intitulado "Bolsonaro conta com apoio de Aras na PGR para as eleições de 2022".



Na nota publicada no site do Ministério Público, Aras reagiu, se dizendo democrata. "A defesa da democracia, ao contrário do que sugere um dos textos, sempre foi e seguirá sendo a bússola para o procurador-geral da República", afirmou.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians