logo

11/6/2021 11:49

Aumento do plantio de soja representou 10% do desmatamento na América do Sul em 20 anos

0 0 0 0

1098 visitas - Fonte: Brasil 247

SÃO PAULO - A soja foi responsável por 10% do desmatamento ocorrido em duas décadas na América do Sul, indica novo estudo. Apesar de ficar atrás da pecuária bovina em áreas devastadas diretamente, o cultivo do grão teve papel central na dinâmica de especulação fundiária que incentiva o desmate: só no Brasil, o país com maior destruicão de biomas (notadamente Cerrado e Amazônia), dobrou o número de área dedicado ao plantio no mesmo período. O processo tende a ser parecido: compram-se terras em fronteira agrícola, "empurrando" assim o boi para dentro de áreas de mata, em uma trilha de destruição do verde.



Lliderada por Matthew Hansen, da Universidade de Maryland, a pesquisa é uma colaboração entre cientistas de Estados Unidos, Brasil e Argentina. O trabalho combinou imagens de satélite tiradas ao longo de duas décadas com observações feitas em terra para estimar quanto a sojicultura impactou diferentes tipos de vegetação no continente. O longo período estudado permitiu que fossem incluídas no mapa terras desmatadas primeiro para acomodar bois, e só depois convertidas em campos de plantio do grão.

Em artigo na revista "Nature Sustainability", os cientistas apontam que as áreas de plantações de soja duplicaram na América do Sul durante o período. A extensão foi de 26,4 milhões para 55,1 milhões de hectares, quase do tamanho do estado da Bahia. Na Floresta Amazônica, a área da soja se multiplicou por onze no período (de 400 mil para 4,6 milhões de hectares).



Para mapear o Brasil, o trabalho contou com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De toda a conversão de mata em soja observada no período estudado, 53% ocorreram por influência "direta" da soja (a plantação ocupou a área desmatada em menos de 3 anos) e os outros 47% como influência "latente" da soja (em mais de 3 anos). Segundo os pesquisadores, um fator muito revelador sobre o papel da soja no desmatamento é a localidade das novas lavouras, mais do que a quantidade delas. Mesmo quando não estavam desmatando diretamente, a maioria dos novos campos de soja estão perto de quem está desmatando.

"A descoberta mais importante do nosso estudo está ligada à atribuição da soja como causa precedente da derrubada de florestas no contexto de perda total de floresta na América do Sul", afirma Hansen.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians