logo

7/6/2021 21:12

Governo Biden é solicitado, por carta de parlamentares, a explicar o envolvimento do Departamento de Justiça com a Lava Jato

0 0 0 0

1602 visitas - Fonte: Carta Capital

Parlamentares dos Estados Unidos enviaram uma carta ao governo de Joe Biden, nesta segunda-feira 7, em que pedem que a Casa Branca ofereça explicações sobre o envolvimento de agentes do Departamento de Justiça americano com processos da Operação Lava Jato. O documento, revelado pela BBC News e obtido por CartaCapital, foi assinado por 23 congressistas.



O texto, enviado diretamente a Merrick Garland, escolhido por Biden para chefiar o Departamento de Justiça, dá continuidade a uma solicitação de 20 de agosto de 2019, feita por parlamentares americanos ao então procurador-geral, William P. Barr.

À época, o grupo manifestou preocupação com a colaboração dos Estados Unidos na construção de um processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que configuraria “violação flagrante da ética judicial básica” e uma “erosão trágica da democracia”.



Os parlamentares, no entanto, declaram que não receberam resposta substantiva. Agora, dizem a Biden que confiam que o governo “responderá às perguntas anteriores com mais detalhes e conteúdo”.

Os congressistas relembram que, desde agosto de 2019, ocorreram desdobramentos importantes da Lava Jato, os quais desembocaram na anulação das condenações de Lula. Afirmam que o processo levantou sérias questões sobre justiça imparcial e que o STF concluiu que o ex-juiz Sérgio Moro agiu com suspeição.

Recordam que Moro foi ministro do presidente Jair Bolsonaro, “um movimento que muitos observadores viram como expressão de gratidão por ajudar Bolsonaro a vencer a eleição, mantendo Lula fora das cédulas”.



Citam também que é matéria de registro público que agentes americanos “forneceram apoio aos promotores brasileiros que faziam parte da Operação Lava Jato” e que 17 membros do Departamento de Justiça foram a Curitiba (PR), em 2015, “para receber um briefing completo” dos promotores da Lava Jato em relação aos procedimentos.

“Além das questões que levantamos em nossa carta de agosto de 2019, estamos particularmente preocupados com a possibilidade de que a receita produzida pela aplicação de importante legislação dos EUA dedicada ao combate à corrupção possa ter sido destinada a fins não inteiramente consistentes com a democracia, o Estado de Direito, a justiça igualitária perante a lei e o devido processo legal – para não mencionar os requisitos legais e constitucionais do Brasil”, prossegue o texto.



Os parlamentares dizem esperar uma resposta do governo de Joe Biden até 31 de julho de 2021.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians