logo

16/4/2021 20:23

Coincidência feliz: há exatos 39 anos, Lula teve sentença favorável do STM que permitiu que ele fosse presidente

0 0 0 0

3300 visitas - Fonte: Revista Fórum

Nesta quinta-feira (15), por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a anulação dos processos da Lava Jato contra o ex-presidente Lula. A decisão fez com que o petista, após passar mais de 500 dias preso, retomasse seus direitos políticos.



Essa não é a primeira vez que a Justiça anula um processo contra o ex-presidente e o devolve sua elegibilidade após ser preso. Situação parecida aconteceu há exatos 39 anos, em 16 de abril de 1982.

Naquele dia, já final da ditadura, o Superior Tribunal Militar (STM), por 9 votos a 3, decidiu anular o processo contra Lula e outros dez dirigentes sindicais por “incitação à desobediência coletiva das leis” na greve dos metalúrgicos de 1980. O petista havia sido enquadrado na Lei de Segurança Nacional (LSN) e passou 31 dias na prisão.



Com a anulação de seu processo, em 1982, Lula se lançou como candidato ao governo do estado de São Paulo e terminou a eleição, a primeira após o fim do bipartidarismo, em quarto lugar, com 1.144 milhão de votos. Sete anos depois, em 1989, iria para o segundo turno da eleição presidencial contra Fernando Collor e, vinte anos após a primeira candidatura, tomaria posse, em 2022, como presidente da República.

A efeméride da anulação do processo de Lula há 39 anos foi lembrada pela página Memorial da Democracia.



Confira.. (Clique na publicação e no canto superior direito em "ver perfil" para abrir)



Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.


O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians