logo

3/3/2021 17:28

Brasil vai chegar a 500 mil mortos por Covid-19 em até 3 meses, diz ex-ministro da Saúde

0 0 0 0

2052 visitas - Fonte: Revista Fórum

O médico sanitarista e ex-ministro da Saúde durante o governo de Dilma Rousseff (PT), Arthur Chioro, afirmou em entrevista ao Fórum Onze e Meia, nesta quarta-feira (3), que o Brasil deve passar dos 500 mil mortos por Covid-19 em dois ou três meses.



O ex-ministro da Saúde lembrou de um estudo divulgado em março de 2020 – início da pandemia no Brasil – pela universidade britânica Imperial College. O artigo apresentava projeções do número de óbitos em diversos países do mundo.

“Se o Brasil tivesse feito a lição de casa, ainda assim nós teríamos 44 mil mortes. No pior cenário, chegaríamos a 1,1 milhão de óbitos”, comentou o médico.

A projeção que Chioro faz para os próximos meses se baseia no avanço do número de óbitos nos últimos meses. O ex-ministro apontou o rápido crescimento de vítimas fatais da doença entre o final do ano passado e começo deste ano.



“Nós estamos transitando rapidamente para um cenário em que passaremos, nos próximos dois ou três meses, 500 mil mortos no país. Nós fechamos o ano de 2020 com cerca de 180 mil mortos, e estamos com 260 mil. Teremos uma explosão descontrolada, é uma situação que exige a adoção de medidas mais drásticas”, defendeu Chioro.

“Na atual situação, o isolamento adotado em alguns lugares, em que as coisas fecham 22h e abrem às 5h ou 6h, não dão conta de conseguir frear a alta exposição nos meios de transporte de massa, de uma população que não está protegida, ou nos ambientes de trabalho”, completou.

No dia em que o Brasil bateu recorde no número de mortes pela Covid-19 – com 1.641 em 24 horas (1.726, segundo consórcio de imprensa) -, Jair Bolsonaro (Sem Partido) se eximiu da culpa pelos 257.361 brasileiros que foram vitimados pela doença e relativizou o avanço da pandemia no país.

O mandatário afirmou a apoiadores, ao chegar no Palácio da Alvorada no fim da tarde desta terça-feira (2). que “há outros países, com IDH, renda e orçamento melhor do que o meu que tem mais gente morrendo por milhão de habitantes”.



Confira a entrevista completa:



Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians