logo

3/3/2021 16:12

Depois da morte da cloroquina, Bolsonaro vai em busca do ´´spray milagroso``

0 0 0 0

2814 visitas - Fonte: UOL

Depois de seis testes clínicos, com mais de seis mil pessoas e meses de estudos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à constatação nesta semana de que a hidroxicloroquina não funciona e que instituições e governos deveriam suspender qualquer orçamento para o produto e redirecionar suas atenções a novas apostas.



E assim parece ter feito o Brasil do presidente Jair Bolsonaro. A nova aposta é o envio de uma equipe de dez integrantes do governo, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para Israel no próximo sábado para conhecer o spray nasal EXO-CD24, testado contra a covid-19. Um acordo deve ser anunciado para permitir que o produto passe por pesquisas no Brasil, depois de um sinal verde da Anvisa.

Em respostas à coluna, na semana passada, o responsável israelense pelo desenvolvimento do novo produto deixou claro: o medicamento não está pronto para uso e precisa de novos testes. Quem fez a declaração é Nadir Arber, do Hospital Ichilov de Israel.

Nas redes sociais, Bolsonaro diz que o spray nasal teve uma "eficácia próxima de 100% (29/30), em casos graves, contra a Covid".



De fato, os pesquisadores responsáveis pelo produto depositam confiança na aposta. Mas são cautelosos e declarar qualquer resultado definitivo. Arber deixou claro que a inovação está apenas em seus primeiros dias de testes. "Não se pode dizer que o tratamento é efetivo com base em apenas em 35 pacientes", disse.
Por enquanto, o spray completou apenas na Fase 1 de testes e o produto foi aplicado em 35 pessoas. "Para ser eficiente, ele precisa ser comparado com placebo", insistiu Arber. Para o próprio inventor, o produto precisa ser confirmado por testes clínicos, em Fase 2 e Fase 3.

Ainda assim, o que o pesquisador declarou foi que os resultados iniciais trouxeram esperança de que o produto seja uma opção real. Dos pacientes que receberam o tratamento, todos tinham desenvolvido a covid-19 em condições severas. O resultado foi uma "melhoria substancial" em praticamente todos eles, assim como melhoria da taxa respiratória e outros indicadores.



Questionado pela coluna sobre a relação com o Brasil e a proposta de aprovação de uso emergencial, Arber destacou a conversa entre Netanyahu e Bolsonaro. Segundo ele, uma eventual aprovação pode ser facilitada com o envolvimento de governos. "Se tivermos isso, podemos fornecer ao mundo em questão de alguns meses", disse. "Mas ao mesmo tempo precisamos ser extremamente conservadores para garantir que a segurança seja central", alertou.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians