logo

4/2/2021 22:05

Vídeo: Vergonha Internacional ! The Guardian produz documentário sobre situação em Manaus

0 0 0 0

3573 visitas - Fonte: A Critica

A crise no abastecimento de oxigênio em hospitais públicos de Manaus e a avalanche de solidariedade em meio à segunda onda da pandemia do novo coronavírus são destaques desta quinta-feira do site britânico de notícias, The Guardian. O mini documentário que traz a problemática ainda vivida pela capital é de produção e edição do fotógrafo e documentarista amazonense Christian Braga.



O trabalho audiovisual, de quase nove minutos, mostra a história de Thalita Rocha, 37 anos, uma das centenas de manauaras que presenciou a morte de entes queridos devido à falta de oxigênio na capital. O documentário, que traz também o descaso da gestão pública durante a pandemia, teve a colaboração da jornalista Ana Paula Lustosa e do fotógrafo Tadeu Rocha.

“A produção é muito para mostrar ao mundo e ser referência do que pode acontecer em qualquer lugar. A falta de oxigênio é algo surreal, ultrapassa o limite da humanidade, o limite de sobrevivência que é nosso básico e principalmente dentro de uma região que dizem que é o pulmão do mundo”.



O documentário retratou o dia-a-dia de Thalita Rocha, quem se disponibiliza a ajudar inúmeras famílias amazonenses, sobretudo as mais carentes na busca de cilindros de oxigênio. A psicóloga ficou conhecida em nível mundial após ter seu vídeo viralizado na internet, em que ela faz um apelo pelo item em hospitais públicos de Manaus.

“O documentário fala sobre esse momento difícil, mas ao mesmo tempo fala da vida de uma mulher que teve o vídeo compartilhado no mundo inteiro, que tem perdido familiares, mas que ressignifica sua dor e o transforma em solidariedade e empatia ao próximo”, contou o documentarista.

“Uma das cenas que mostramos no documentário é dela recebendo uma leva de oxigênio e entregando para as pessoas principalmente para aquelas que não conseguiram ir aos hospitais. Essas cenas são muito impactantes, por que tem gente morrendo nos hospitais, mas também há pessoas morrendo em casa e é uma dificuldade enorme por que, às vezes, tem uma ladeira, uma casa com quatro andares. Então, são contextos muito delicados”.



Produção

Por conta da pandemia, o trabalho foi feito de modo disperso entre equipes de Londres, São Paulo e Amazonas. A trajetória, que começou no dia 19 de janeiro, foi publicada, esta manhã, pelo site britânico de notícias, The Guardian.

“É um mini documentário jornalístico atual, que conta a história de forma rápida, mas também de uma maneira bem intensa. Como editor, o que mais me chocou é como uma má gestão afeta a vida de muita gente nos mais diversos locais e condições, ao mesmo tempo que chama atenção de quanto há pessoas que conseguem se dedicar a fazer o bem ao outro”.



A repercussão da história de Thalita Rocha a motivou a ajudar dezenas de pessoas em Manaus. Com a campanha por cilindros de oxigênio nas redes sociais, ela conseguiu auxiliar oitenta famílias a terem acesso ao item. “Após algumas semanas do início da crise, eu percebo muita gente precisando de oxigênio, principalmente, as mais carentes. Eu ainda sigo apoiando famílias não só com cilindro, mas com medicação, água, cestas básicas, e itens para hospitais”, disse ela.

O documentário “Pessoas estão morrendo à porta do hospital: a voluntária brasileira que distribui oxigênio em Manaus” pode ser assistido clicando aqui. E quanto as doações, a arrecadação online destinada a compra de insumos ainda está disponível através do link: http://vaka.me/1699178.(ou abaixo, no final dessa matéria)

Christian Braga é amazonense, 29 anos, fotógrafo e documentarista. É membro da agência de fotografia Farpa e tem o seu trabalho direcionado às questões de direitos humanos e socioambientais. Tem trabalhos fotográficos, histórias e documentários publicados em veículos e organizações, nacionais e internacionais, como Al Jazeera, Vice, HBO, Folha de São Paulo, Greenpeace Brasil, Mongabay, Instituto Socioambiental, Wired, The Intercept, National Geographic, The Guardian, entre outros.

Assista ao vídeo abaixo:



Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: MANIFESTAÇÕES CONTRA BOLSONARO EM TODO O BRASIL!!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians