logo

12/1/2021 13:37

Eficácia de vacina do Butantan é de 50,4% e não os 78% divulgados anteriormente

0 0 0 0

1272 visitas - Fonte: Revista Fórum

O Instituto Butantan detalhou nesta terça-feira (12) que a vacina Coronavac tem eficácia geral de 50,38% contra a Covid-19 e não os 78% divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo na semana passada como se fosse a taxa global. O número revelado inicialmente tratava-se apenas de casos leves.



O dado definitivo foi divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no pedido de registro emergencial da vacina. De acordo com especialistas, está acima dos 50% requeridos universalmente para considerar um imunizante viável.

Chamado de eficácia global, o índice aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Anvisa é de 50%.



“A gente tinha previsto que a vacina tinha que ter uma eficácia menor em casos mais leves e uma eficácia maior em casos moderados e graves e nós conseguimos demonstrar esse efeito biológico esperado. Esta é uma vacina eficaz. Temos uma vacina que consegue controlar a pandemia através desse efeito esperado que é a diminuição da intensidade da doença clínica”, afirmou o diretor de pesquisa do Instituto Butantan, Ricardo Palácios, ao apresentar os dados do estudo.

Em apresentação realizada nesta terça (12), o presidente do departamento de infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Marco Aurélio Safadi, afirmou que esses dados são semelhantes aos de vacinas como a de rotavírus e coqueluche e são superiores à da gripe.



A tabela de eficácia é a seguinte: casos graves e moderados (UTI e hospitalização) – 100% de eficácia; casos leves (precisa de atenção ambulatorial) – 77,96%; casos muito leves (não precisa de ajuda) – 50,38%.

A Coronavac é uma vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. Ela foi testada em mais de 12.476 mil voluntários no Brasil em parceria com o Butantan. O instituto vai produzir o imunizante no Brasil.



Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CPI DO CAPITÓLIO NOS EUA!! EDUARDO B0LSONARO NA MIRA:



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians