Baleia Rossi é escolhido pelo bloco de Maia para concorrer com Lira, candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara

Portal Plantão Brasil
23/12/2020 17:47

Baleia Rossi é escolhido pelo bloco de Maia para concorrer com Lira, candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara

0 0 0 0

535 visitas - Fonte: UOL

O bloco parlamentar do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), escolheu o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) como pré-candidato para a sucessão no comando da Casa nesta terça-feira (22). O grupo é formado por 11 partidos, nos quais participam 284 parlamentares.



O bloco vai enfrentar o pré-candidato Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O líder do PP aglutinou dez partidos ao seu redor, com 204 parlamentares.







"Nós sabemos que temos uma eleição com 513 eleitores. Com humildade, vamos conversar com cada um dos parlamentares para reafirmar os compromissos que nós assumimos na frente ampla e com os partidos do nosso campo", disse Baleia Rossi em coletiva de imprensa.



"O que nos une neste momento é a defesa intransigente da nossa democracia, do nosso Estado democrático de direito, das liberdades, do respeito às minorias."







As eleições para a Mesa da Câmara ocorrem em 1º de fevereiro, mas a articulação começou antes mesmo das eleições municipais. A expectativa dos dois blocos é ir ao segundo turno e vencer a disputa.

Bolsonaro apoiou a eleição de Maia em 2019, mas eles se tornaram adversários ao longo do tempo. O deputado tem tido que o bloco vai atuar de forma independente do governo federal, e atuando como contraponto a medidas do Executivo que consideram antidemocráticas ou contrárias às recomendações científicas no enfrentamento à pandemia de coronavírus. As oposições integram o grupo de Maia.



O grupo é formado pelas bancadas de DEM, PSDB, MDB e PSL, à direita, e PT, PSB, PDT e PCdoB e Cidadania, à esquerda. O PSOL deve lançar candidato próprio, mas estuda se vai apoir o bloco já no primeiro turno.



Por outro lado, o grupo de Lira afirma que ele não será subserviente a Bolsonaro, nega qualquer tipo de apoio a medidas antidemocráticas ou negacionismo científico em questões de saúde. Além disso, os dois grupos possuem deputados da base alidada do governo, o que minaria a ideia de que o bloco de Maia seria mais independente que o outro.







O grupo de Lira formado por partidos PP, PL, PSD, Republicanos, SD, PTB, Pros, PSC, Avante e Patriota. Como a votação é secreta, o bloco acredita que obterá apoios de deputados que integram o "conglomerado" de Maia. Mas os aliados do atual presidente da Câmara também esperam obter essa vantagem.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians