9170 visitas - Fonte: Ponte.Org
Agressão aconteceu em barco que liga município de Portel, na Ilha de Marajó, à capital Belém (PA); vítima conta que não consegue dormir pelo trauma das agressões
Veja o vídeo abaixo. (Imagens fortes)
Três mulheres foram agredidas por policiais civis, sendo dois investigadores e um escrivão, na tarde desta quarta-feira (16/12) em barco que ia de Portel, na Ilha de Marajó, com uma parada em Breves, até Belém, no Pará.
A agressão foi filmada por outros passageiros. Nas imagens, é possível ver as agressões e ofensas, que só pararam quando o responsável pelo navio interferiu. A confusão começou após uma das mulheres, que é moradora de Belém e estava no interior para cuidar dos pais, teria pedido para que outra passageira afastasse um pouco a rede, para evitar aglomeração. Um homem que seria namorado dessa mulher, então, teria se identificado como policial e começou a ofender e xingar a senhora.
As imagens mostram tapas, socos, empurrões, além de muitos gritos e humilhações. Um dos policiais civis repete para a vítima “você tem dois minutos para sair daqui se não eu vou te levar a força, isso é uma ordem direta, você vai sair presa daqui”, enquanto a mulher alega que não fez nada. “Se você não acatar, eu vou te prender”, insiste o policial.
A mulher tenta se explicar e o policial retruca “foda-se a sua história” e aí começa a agredi-la. Mais duas mulheres foram agredidas pelos policiais. Em determinado momento, um dos policiais saca uma arma e a primeira mulher é arrastada pelo cabelo e jogada no chão. Ele grita por socorro. Em um último vídeo, já gravado em terra, ela pede desculpas aos policiais, aparentemente a pedido dos mesmos.
1 – Ontem (16), durante a travessia da Ilha do Marajó à Belém, duas mulheres foram agredidas por policiais civis. Em um dos vídeos gravados no local, é possível ver três homens e uma mulher tentando tirar uma senhora de perto de uma rede.
— Ponte Jornalismo (@pontejornalismo) December 17, 2020