logo

24/11/2020 07:02

Dólar perde liderança mundial pela 1a. vez desde 2013

0 0 0 0

1698 visitas - Fonte: GGN

No mês de outubro, o euro suplantou o dólar como moeda preferida para pagamentos globais pela primeira vez em sete anos.

A mudança ocorre em meio à crise econômica gerada pela pandemia, eleições presidenciais nos EUA e guerra comercial com a China.



Diversos fatores renovaram a pressão para reduzir a proporção dos pagamentos internacionais em dólares, tornando a moeda da União Europeia preferida na realização de pagamentos, acompanhada pela libra esterlina e o iene.

Entretanto, o dólar canadense superou o yuan da China, segundo dados da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift, na sigla em inglês) citados pela Bloomberg.

Isto representa aproximadamente 37,82% das transferências que a Swift registrou no mês passado em euros, um aumento de mais de seis pontos percentuais desde o final de 2019.



Entretanto, o uso do dólar caiu aproximadamente 4,6 pontos percentuais, alcançando 37,64% das transações no mês de outubro.
Desde março, o dólar sofreu uma queda de mais de 11%, segundo o índice da Bloomberg, e os especialistas calculam que seu valor pode cair ainda mais caso as vacinas contra a COVID-19 sejam amplamente disponibilizadas em 2021, pois os investidores podem migrar dos ativos norte-americanos para os internacionais, já que pode haver mais movimentos econômicos no resto do mundo.

“ACREDITAMOS QUE A DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS MARCARÁ TODOS NOSSOS INDICADORES DO MERCADO EM BAIXA, O QUE PERMITIRÁ QUE O DÓLAR SIGA UM CAMINHO SIMILAR AO QUE EXPERIMENTOU DESDE O PRINCÍPIO ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 2000”, QUANDO A MOEDA COMEÇOU UMA QUEDA DE VÁRIOS ANOS, AFIRMOU O ESTRATEGISTA DA CITIGROUP CALVIN TSE.



Até o momento, o dólar continua sendo a moeda principal de financiamento, com aproximadamente metade de todos os empréstimos internacionais e títulos da dívida internacional, segundo relatório publicado pelo Banco de Pagamentos Internacionais no mês de julho.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: STF DECIDIU! LULA TERÁ ACESSO A ARQUIVOS SECRETOS DA VAZA JATO!!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians