logo

19/11/2020 17:20

Internações por covid-19 aumentam e governo de SP congela agendamento de novas cirurgias eletivas

0 0 0 0

1404 visitas - Fonte: Folha de São Paulo

SÃO PAULO - O governo de Sâo Paulo vai editar decreto impedindo que os hospitais marquem novas cirurgias eletivas e que desmobilizem leitos de UTI e enfermaria destinados a pacientes de Covid-19.



O anúncio foi feito em coletiva na tarde desta quinta-feira (19), por integrantes do comitê de combate ao coronavírus. A medida, que será publicada no Diário Oficial nesta sexta (20), vale para hospitais públicos, privados e filantrópicos.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a medida foi tomada diante da sinalização de alta das internações por Covid-19 no estado.



Na semana anterior, o centro de contingência do coronavírus havia identificado um aumento de 18% nas internações pela doença em São Paulo. Nesta semana, segundo o secretário, foi registrado mais um acréscimo de 8% nas hospitalizações no estado.

Segundo Gorinchteyn, os hospitais particulares têm registrado mais internações do que os públicos. Em todo o estado, a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 é de 43,5%. Na Grande São Paulo, esse índice sobe para 49,7%.



Mesmo com o incremento de internações, a gestão João Doria (PSDB) descarta neste momento a reativação de hospitais de campanha. Segundo o secretário, 80% do total de leitos destinados ao tratamento do coronavírus no estado durante o pico da pandemia ainda seguem em funcionamento. Não havendo, dessa forma, chance de falta de vagas.

O centro de contigenciamento também anunciou que a reclassificação do Plano São Paulo passará a ser feita a cada 14 dias. Atualmente, ela vinha sendo feita a cada 28 dias. Segundo Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento, a diminuição do tempo de reavaliação dos dados vai permitir um acompanhamento mais preciso da movimentação da doença.



Ellen ainda destacou que o governo do estado tem agido com transparência na condução das medidas de combate ao coronavírus, rebatendo críticas de que dados pudessem estar sendo omitidos.

A secretária também reforçou que o adiamento da reclassificação do Plano São Paulo foi uma medida de cautela e prudência, pois com a instabilidade no sistema do Ministério da Saúde da semana passada, os dados que o governo têm disponíveis podem conter alguma distorção.

Se fossem levadas em conta as informações atuais, segundo Ellen, oito regiões poderiam progredir para a fase verde, o equivalente a 90% da população do estado. Atualmente, 76% da população de São Paulo está neste faseamento.

As autoridades de saúde, além do governador João Doria, também fizeram um alerta para que a população jovem evite festas, aglomerações e situações em que as medidas de distanciamento social e o uso de máscara não possam ser feitos.



PROGRAMA MERENDA EM CASA É ESTENDIDO

O programa Merenda em Casa, que dá R$ 55 por mês para alunos da rede estadual em situação de pobreza ou extrema pobreza, vai ser estendido até o fim deste ano.

Criado para complementar a alimentação de crianças e jovens que estavam sem ir às aulas em razão da pandemia, o programa atende cerca de 770 mil alunos.

Segundo o secretario de estado da educação, Rossieli Soares, foram investidos mais R$ 345 milhões para que as famílias desses estudantes recebam o benefício até dezembro. Mesmo com a abertura de algumas escolas, boa parte dos alunos continua em casa, segundo ele, o que reforça a necessidade da extensão do benefício.



Rossieli também pediu às famílias de alunos que estejam fazendo aulas online que não deixem de entregar as atividades escolares para garantir a progressão dos estudantes para o ano letivo seguinte.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CARLUXO PODE SER PRESO E JAIR ESTÁ DESESPERADO!!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians