logo

18/11/2020 08:03

Antes de Bolsonaro, a PF já culpou europeus por desmatamento na Amazônia

0 0 0 0

873 visitas - Fonte: Folha de São Paulo

Antes de Jair Bolsonaro nesta terça (17), a Polícia Federal já tinha dito no início do mês a embaixadores que outros países também têm culpa sobre o desmatamento da Amazônia, não só o Brasil. O encontro teve fala dura de um delegado, de que não é a primeira vez que a demanda europeia coloca em risco espécies nativas do país. A frase foi ilustrada com imagem de índios cortando pau-brasil. Agora, afirmou a PF, é a vez do ipê. A polícia disse ainda que a Europa não certifica a madeira que compra aqui.



A PF expôs na reunião países europeus que estavam importando madeira ilegal do Brasil. A lista era resultado de uma operação que fez apreensões no Amazonas. A ação embasou parte do discurso do presidente em reunião dos Brics, como mostrou a Folha.

No encontro do dia 5 de novembro, a PF disse que as exigências de certificação da Europa não funcionam, o que facilita, segundo essa visão, a entrada de madeira ilegal. A legislação que lá existe para controle de carne foi comparada com a de madeira. Segundo os policiais, a primeira é bastante rígida, enquanto a segunda é frágil.



A questão principal apontada é que, no caso da madeira, a certificação europeia não exige a cadeia de custódia, que é o caminho desde a origem até a venda.

Por causa do desmatamento ilegal, sustenta a polícia, madeiras nobres, como o ipê, são comercializadas lá fora por um preço baixo, comparável ao valor do eucalipto, que é uma árvore que cresce em poucos anos.



Chefe da unidade regional da PF no Amazonas, o delegado Alexandre Saraiva conduziu a conversa. O diretor-geral, Rolando de Souza, estava presente

Presidente da associação de exportadores de madeira do Pará, Roberto Pupo diz que Bolsonaro deu tiro no pé com a declaração.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CARLUXO PODE SER PRESO E JAIR ESTÁ DESESPERADO!!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians