5431 visitas - Fonte: O Globo
A uma semana do fechamento das urnas na eleição que vai definir quem comandará os rumos dos EUA pelos próximos quatro anos, os números das pesquisas mostram estabilidade nas principais disputas, com Joe Biden à frente da maioria delas. De acordo com as projeções feitas pelo site de análises Fivethirtyeight, o ex-vice-presidente democrata tem 88% de chances de ser eleito, enquanto o atual presidente, Donald Trump, tem 12%. Ao contrário do apontado na segunda-feira, o Fivethirtyeight considera que as chances de um empate no Colégio Eleitoral são menores do que 1%.
As pesquisas nacionais, lideradas por Biden desde sua confirmação como o candidato do Partido Democrata, servem como um termômetro sobre o eleitorado, uma vez que os EUA usam o Colégio Eleitoral. Esse modelo tem como ponto central o grupo de 538 eleitores, divididos de acordo com a população de cada estado. A Califórnia, estado mais populoso, tem 55 eleitores, enquanto o Wyoming, o menos populoso, tem direito a três.
Eles geralmente escolhem o candidato vencedor em seus estados, muito embora em 2016 sete deles tenham votado de outra forma — cinco eram de estados vencidos por Hillary Clinton, e dois de estados onde Trump saiu vencedor. Tal qual a pesquisa nacional, Biden lidera na maior parte dos estados onde a disputa será mais acirrada, e onde provavelmente a eleição será decidida.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.