Lula vê boicote à vacina como uma justificativa para impeachment de Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
22/10/2020 15:41

Lula vê boicote à vacina como uma justificativa para impeachment de Bolsonaro

0 0 0 0

770 visitas - Fonte: Valor Econômico

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o embate político criado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para defender que o Congresso brasileiro discuta se está sendo cometido crime de responsabilidade pela Presidência, o que justificaria abertura de processo de impeachment.







"Se a sociedade, os partidos e os parlamentares, precisavam de um motivo para discutir o impeachment, Bolsonaro acaba de cometer um crime contra a nação ao dizer que não vai comprar a vacina e desrespeitar um instituto da seriedade do Butantan e toda a comunidade científica", postou Lula hoje pela manhã, em sua conta de Twitter.

"Se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina a sua disposição. Se faltava crime de responsabilidade, essa foi a maior irresponsabilidade de um presidente que já vi", acrescentou.

2 - Se Bolsonaro não acredita na eficácia da vacina, ele que não tome. Mas o papel de um presidente da República é possibilitar que o povo tenha a vacina a sua disposição. Se faltava crime de responsabilidade, essa foi a maior irresponsabilidade de um presidente que já vi.



Bolsonaro desautorizou ontem a fala do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que havia anunciado um protocolo de acordo com o Instituto Butantan, em São Paulo, para a compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, que é produzida pelo laboratório chinês Sinovac e está em fase de testes no Brasil. O presidente disse que as vacinas não serão compradas, e deixou claro que a briga político-ideológica com Doria está por trás de sua decisão, além dos embates diplomáticos que seu governo trava com frequência com a China.







A presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann, também viu no episódio uma razão para recolocar o debate sobre o impeachment na agenda do Congresso. “Não comprar, por questões ideológicas, vacina cientificamente comprovada e deixar para a população decidir tomar vacina contra covid-19, pondo em risco a vida de milhões, é crime de responsabilidade. O impeachment volta à pauta. Até quando Bolsonaro vai brincar com o Brasil e com a vida do povo?”, disse.



Ñ comprar vacina cientificamente comprovada por razões ideológicas, deixar p/ população decidir se proteger ou ñ contra covid-19, colocando em risco vida de milhões, é crime de responsabilidade. Impeachment volta à pauta. Até qdo Bolsonaro vai brincar c/ Brasil e c/ vida do povo?







Os partidos de oposição querem, em conjunto, definir ações para que o governo federal seja obrigado a ofertar todas as vacinas contra a covid-19 que foram testadas e estarão no mercado, ou a partir do final deste ano, ou no ano que vem, incluindo a Coronavac. Os congressistas pretendem pressionar o Executivo a lançar uma campanha nacional de imunização contra a covid-19, como é feito com doenças graves no cronograma do SUS.



Para Lula, "Bolsonaro está subordinando os interesses brasileiros à estratégia geopolítica dos Estados Unidos", que pretende vetar a China como possibilidade de mercado para os países da América do Sul.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians