logo

17/9/2020 15:00

Acordo Mercosul-UE pode não ser ratificado pois acarretaria impacto ambiental

0 0 0 0

870 visitas - Fonte: UOL

O acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul representa uma ameaça ambiental. Essa é a conclusão de um estudo encomendado pelo governo francês e que, na prática, pode enterrar o projeto que levou 20 anos para ser negociado.

O resultado dos estudos será divulgado nesta sexta-feira, em Paris. O jornal Le Monde revela que as conclusões são "severas" e que o tratado é uma "oportunidade perdida" em matéria ambiental e de saúde.


A coluna confirmou com diplomatas franceses que, de fato, a constatação do estudo não é positiva e pode colocar em risco o processo de ratificação.

Emmanuel Macron havia prometido que, antes de ratificar o acordo fechado com o Mercosul em meados de 2019, ele solicitaria uma avaliação de impacto ambiental, o que levou mais de seis meses para ser realizado.

De acordo com o estudo, o cenário mais provável é que o desmatamento ocorrera a uma taxa anual de 5% durante os seis anos seguintes à implementação do acordo. Na prática, isso custaria 700.000 hectares.


Os prejuízos ambientais, portanto, seriam maiores que os benefícios econômicos. Já o custo climático representaria uma maior emissão de CO2.

A lógica do grupo de especialistas é de que, com maior exportação de carne do Mercosul para a Europa, novas áreas de pastagem teriam de ser criadas para aumentar a produção na região do Cone Sul.

Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: CARLUXO PODE SER PRESO E JAIR ESTÁ DESESPERADO!!!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians