Vídeo:Embaixadas brasileiras no exterior são alvos de protestos antifascistas no Sete de Setembro

Portal Plantão Brasil
7/9/2020 11:37

Vídeo:Embaixadas brasileiras no exterior são alvos de protestos antifascistas no Sete de Setembro

0 0 0 0

1094 visitas - Fonte: UOL

A embaixada do Brasil em Paris foi alvo de um protesto, neste 7 de setembro. Na França, o Itamaraty conta com um dos maiores defensores do bolsonarismo no exterior, o embaixador Luis Fernando Serra. Há poucos meses, ele criticou o jornal Le Monde pela cobertura realizada sobre a pandemia no Brasil.



O ato, nesta segunda-feira, contou com fumaça preta e vermelha, numa referência ao anti-fascismo. O protesto foi organizado por artistas e militantes brasileiros, entre eles da entidade Alerte France Brésil. Outros grupos também fizeram parte da iniciativa.





No canteiro central da rua diante do prédio da embaixada, uma fileira de pessoas, em silêncio e vestidas de preto, simbolizava o luto pelos mortos pelo Covid e pelas outras vitimas das medidas do governo Bolsonaro, consideradas pelo grupo como sendo "genocidas".



Essa não é a primeira vez que o local é alvo de um protesto. Em maio, a embaixada amanheceu com cartazes em protestos contra o presidente Jair Bolsonaro. No muro do local, num dos bairros mais sofisticados da capital francesa, placas e cartazes pediam a saída do presidente, com bandeiras brasileiras com cores negras. O autor do protesto foi o artista Julio Villani.





Os protestos contra embaixadas brasileiras no exterior passaram a ser uma nova realidade das missões do país no exterior. Durante a reunião do G-7, protestos pelo mundo traziam fotos de Bolsonaro e a Amazônia em chamas.



Em setembro de 2019, o consulado do Brasil na cidade de Zurique amanheceu pichado de cores vermelhas, às vésperas do encontro mundial na ONU sobre o clima, e com vidros quebrados.



Antes, foi a embaixada do Brasil em Londres que foi alvo de atos parecidos. Em Berlim, a embaixada do País já havia sido pichada em duas ocasiões, com frases de ataques a "fascistas".





A polícia da Alemanha investiga se existe alguma motivação política que explique os incidentes contra a representação brasileira.



De acordo com o inquérito inicial, pessoas quebraram os vidros da entrada do prédio e uma tinta rosa e negra foi jogada contra o muro. O incidente teria ocorrido de madrugada, deixando 16 janelas quebradas. Segundo a imprensa local, os danos podem ter chegado a 100 mil euros.



A segurança do prédio indicou para a polícia que quatro pessoas fizeram parte do ataque, com barras de ferro, extintores e ovos.



Na Nova Zelândia, um escritório brasileiro também foi alvo de um ato. Ao UOL, o Itamaraty confirmou que medidas de segurança tinham sido tomadas em diversos postos pelo mundo.



Assista ao vídeo abaixo:





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians