Fux suspende punição do CNMP a Deltan Dallagnol

Portal Plantão Brasil
17/8/2020 20:03

Fux suspende punição do CNMP a Deltan Dallagnol

0 0 0 0

735 visitas - Fonte: GGN

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux determinou que o Conselho Nacional do Ministério Público desconsidere as advertências recebidas por Deltan Dallagnol até que a Corte aprecie se o órgão errou ou não na decisão. Assim, o CNMP não poderá considerar esta sanção ao analisar outros processos administrativos disciplinares (PAD) que tramitam contra o procurador da lava jato.








Assim, Fux concedeu parcialmente a tutela de urgência pleiteada por Deltan. A decisão vigora até que ocorra o julgamento do mérito desta ação.





Deltan foi advertido por críticas disparadas contra o STF em 26 de novembro de 2019. O PAD é de abril de 2018 em resposta a um pedido do presidente do STF, Dias Toffoli.





Por Deltan dizer que o STF passa a mensagem de leniência a favor da corrupção, o CNMP considerou que a liberdade de expressão não pode significar “hierarquizá-la em detrimento de outros direitos fundamentais”.








O procurador, em sua petição, disse ser a advertência irregular por prescrição e também porque o mérito de sua aplicação seria em si constitucional, por ofensa ao direito à liberdade de expressão.





Outras ações contra Deltan tramitam no CNMP e ele acionou o STF para suspendê-las. Tais apreciações poderiam agravar eventual condenação em virtude da advertência de novembro passado. Enquanto o STF não definir a questão, Fux determinou que é melhor que não sejam consideradas.








“Ademais, não se vislumbra a ocorrência de periculum in mora inverso na concessão da tutela de urgência, haja vista a possibilidade de reversão da penalidade no caso de improcedência da presente ação”, disse o relator.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians