logo

9/6/2020 19:34

OMS esclarece: Pacientes Covid-19 com poucos sintomas são ainda mais contagiosos

0 0 0 0

2481 visitas - Fonte: GGN

A chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, voltou a falar, na tarde desta terça-feira (09), sobre o risco de contágio entre pacientes com Covid-19 com poucos sintomas.

Desta vez, Kerkhove explicou especificamente que os pacientes com coronavírus logo no início da infecção, quando ainda os sintomas são pequenos, têm maior possibilidade de contagiar, porque detêm uma carga viral maior.


Uma declaração da representante da OMS, nesta segunda-feira (08), gerou dubiedade e repercussão, levantando a interpretação de que assintomáticos não contagiam. Maria van Kerkhove havia se referido a um estudo, ainda em andamento e somente um entre diversos que ainda analisam os pacientes que não apresentam sintomas, que indica que os mesmos podem ter “rara” capacidade de contágio

A afirmação de Kerkhove foi usada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta terça, de forma contraditória – uma vez que o mandatário vem atuando justamente na contramão das recomendações da OMS -, para sustentar que se “volte à normalidade” e para “acabar com o isolamento social” no Brasil [acompanhe aqui].

A chefe do programa de emergências teve que explicar o estudo, na manhã de hoje. Rebatendo novamente a interpretação equivocada de sua fala nesta segunda, Van Kerkhove disse que algumas pessoas não desenvolvem os sintomas e mesmo assim podem contagiar. “Algumas estimativas de cerca de 40% das transmissões podem se dever a (casos) assintomáticos, mas estas são de modelos. Por isso eu não as incluí em minha resposta ontem, mas quis garantir que deixei isso claro.”


Há pouco, ela voltou a tratar da alta capacidade de contágio pelos portadores de coronavírus, mas entre aqueles que estão na fase inicial da doença. “Com base em informações muito limitadas que temos até agora, as pessoas têm mais vírus no corpo no momento, ou perto do momento, que recém desenvolvem os sintomas, logo cedo”, disse.

Segundo a técnica da OMS, que é também epidemiologista, os estudos preliminares da Alemanha e Estados Unidos indicam que pessoas com “sintomas amenos”, ou seja, poucos sintomas, podem contagiar durante 8 a 9 dias, o que “pode ser superior a pessoas que estão mais gravemente doentes”, informou.



Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: PGR COMEÇA A INVESTIGAR A LAVA JATO!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians