Investigações que preocupam Bolsonaro no Supremo e no Congresso

Portal Plantão Brasil
28/4/2020 18:12

Investigações que preocupam Bolsonaro no Supremo e no Congresso

0 0 0 0

1110 visitas - Fonte: O Globo

Entenda as investigações no Supremo e no Congresso que preocupam Bolsonaro

Ao pedir demissão, Moro acusou o presidente de tentar interferir em investigações da Polícia Federal

O Globo

27/04/2020 - 14:15 / Atualizado em 27/04/2020 - 21:47



RIO — Ao pedir demissão, o ex-ministro da Justiça Sergio Moroacusou o presidente Jair Bolsonaro de tentar interferir em investigações da Polícia Federal. Segundo o ex-ministro, Bolsonaro "sinalizou que tinha preocupação em investigações em curso no Supremo Tribunal Federal e que a troca (do diretor-geral da Polícia Federal) seria oportuna nesse sentido" .



No Supremo há duas investigações que podem recair em aliados do presidente, e no Congresso, mais uma. As denúncias de Moro também motivaram a Procuradoria-Geral de República a pedir a abertura de mais um inquérito para investigar se houve tentativa de Bolsonaro de interferir na PF.





Veja quais as investigações no Supremo e no Congresso que preocupam Bolsonaro e entenda:



Inquérito das fake news

Aberto em março do ano passado por ordem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, o inquérito é tocado pelo ministro Alexandre de Moraes. Já houve ordens de busca e apreensão contra supostos autores de fake news e de ofensas a autoridades públicas. A Polícia Federal (PF) analisa dados de informática para detectar outros envolvidos na disseminação de notícias falsas. Estão na mira da investigação deputados bolsonaristas e outros aliados do presidente.



Atos contra a democracia

Solicitado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o inquérito busca possíveis crimes na organização de manifestações antidemocráticas e mira, em um primeiro momento, os deputados federais Daniel da Silveira (PSL-RJ), que ficou conhecido por rasgar a placa da vereadora Marielle Franco, e o Cabo Junio Amaral (PSL-MG), ambos da base bolsonarista. O próprio presidente Jair Bolsonaro participou dessas manifestações, mas não é alvo inicial da investigação.



Acusações do ex-ministro Sergio Moro

A PGR pediu abertura de inquérito para apurar as acusações feitas pelo ex-ministro Sergio Moro contra Bolsonaro de que houve tentativas de interferência na PF. A suspeita é que o presidente possa ter cometido obstrução de Justiça e outros crimes. A abertura da investigação ainda não foi autorizada pelo STF.



CPMI das Fake News

A Comissão Parlamentar de inquérito já obteve indícios de que a disseminação de fake news teve origem em computadores do Congresso Nacional, inclusive chegando a um assessor do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Eduardo inclusive acionou o STF para tentar barrar a prorrogação da CPMI.





APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians