Para agradar Bolsonaro, Ministro da Saúde rejeita pedido para liberar contratação de médicos estrangeiros

Portal Plantão Brasil
21/4/2020 19:43

Para agradar Bolsonaro, Ministro da Saúde rejeita pedido para liberar contratação de médicos estrangeiros

0 0 0 0

2281 visitas - Fonte: CNN Brasil

Teich deve rejeitar pedido de governadores do NE sobre médicos estrangeiros

Caio Junqueira, CNN

21 de Abril de 2020 às 15:21

Com o respaldo do Palácio do Planalto, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, deve rejeitar o pedido feito por governadores do Nordeste para a contratação de médicos estrangeiros para auxiliarem no combate à pandemia do coronavírus no Brasil.



Os governadores encaminharam um documento a Teich na sexta-feira, dia seguinte à sua nomeação na pasta. Nela, pedem autorização para contratarem cerca de 15 mil médicos formados no exterior que não possuem autorização para atuarem no Brasil.



A sugestão foi feita após reunião dos nove governadores do Nordeste, que pretendem criar uma Brigada Emergencial de Saúde para combater o COVID-19. Em reunião ontem reiteraram o pedido. Teich lhes disse que ele estava ainda sob análise.



No entanto, em documento interno a que a CNN teve acesso, para embasar a decisão final o ministério diz que foi feito um cadastramento de médicos no país e que há “385.505 profissionais de saúde dispostos a atuar imediatamente em todo o Brasil, além de 102.235 estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, que poderão atuar sob supervisão”.



“O Brasil foi um dos poucos países do mundo que, através do Ministério da Saúde e de sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), realizou um papel estratégico no planejamento de ações para enfrentamento da situação em âmbito nacional, amenizando alguns pontos de fragilidade do sistema. Por meio de seus Departamentos de Gestão, tanto do Trabalho, quanto da Educação na Saúde, a SGTES desenvolveu dois grandes sistemas no âmbito da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, diz o documento.



Os governadores do Nordeste foram os primeiros a apresentarem demandas ao novo ministro. A região, segundo as pesquisas, é onde a população tem rejeição maior ao presidente em comparação com as outras. Também é onde tem mais governadores de partidos de oposição em relação às demais.







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians