logo

14/4/2020 08:38

Subnotificação: número de infectados é 15 vezes maior que o informado oficialmente

0 0 0 0

1860 visitas - Fonte: Blog Do Esmael

Cientistas calculam que número de infectados por Coronavírus é 15x maior que o oficial
Publicado em 14 abril, 2020
ientistas e estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB), entre outros, calculam que o número de casos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil supera 313 mil pessoas.

Esse número é 15 vezes maior que o oficial, que estva em 20.727 segundo o ministério da Saúde apontou no dia 11 de abril, data que serviu de base para o cálculo.

A estimativa consta no Portal Covid-19 Brasil desenvolvido pelos pesquisadores. A explicação é que o Brasil está realizando poucos testes, por isso o número de casos confirmados é tão pequeno.

O grupo, que tem acertado as projeções sobre a doença desde o início da epidemia, também projeta as estimativas de ocupação dos leitos de emergência e de UTIs nos estados.

A primeira projeção detalhada, para o Distrito Federal, traça três cenários. Em todos, a situação é dramática.

“O modelo que trabalhamos considera que para os três cenários todos os leitos estão disponíveis no começo da epidemia. Mas, como segundo o próprio Ministério da Saúde informa, estamos em média com uma taxa de ocupação de 75%, e essas previsões podem ser mais dramáticas”; observa o especialista em modelagem computacional Domingos Alves, integrante do grupo e líder do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

O caos na rede de saúde em São Paulo poderá acontecer ainda mais cedo do que nos demais estados.

A análise detalhada não foi realizada ainda para São Paulo, mas, devido ao número de infectados ser muito maior do que o notificado e ao fato de a população ter reduzido o engajamento às medidas de distanciamento social. Alves diz que o cenário é muito negativo.

“Se não houver medidas de distanciamento mais restritivas e o isolamento for reduzido, a cidade de São Paulo poderá ver o colapso de sua rede hospitalar já na próxima segunda-feira. Em Manaus, a rede já colapsou, a taxa de hospitalização está muito acima da capacidade de atendimento”; afirma Alves.

Portanto, todos os estudos e evidências científicas apontam a previsão de que o pior da pandemia ainda está por vir, e que, se não forem feitos exames massivamente, corremos o risco de não saber o que realmente aconteceu.

Tudo aponta para a necessidade de mais isolamento e distanciamento social para que o sistema de saúde nacional, que já é deficitário, não entre em colapso.

Mas, com o presidente da República e seus apoiadores jogando contro, essa parece ser uma batalha que já está perdida.

Com informações do Globo.


Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp e receber imagens, vídeos e notícias contra Bolsonaro e o fascismo.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

VÍDEO: MORO E DELTAN PODEM SER PRESOS! LAVA JATO INVESTIGOU ILEGALMENTE MINISTROS DO STF!



Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians