6921 visitas - Fonte: DCM
Pesquisa Vox Populi realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro mostra que, se eleição fosse hoje, Lula venceria. No primeiro turno, ele teria 43% dos votos contra 23% de Jair Bolsonaro. No segundo turno, Lula derrotaria o atual presidente com 51% da preferência dos eleitores, contra 29% de Bolsonaro. Dezesseis por centro não votariam em nenhum dos dois, e 5% não sabem ou não responderam.
Lula também venceria as eleições se o confronto no segundo turno fosse contra Luciano Huck — 47% a 23%. A pesquisa tem uma lacuna ao não questionar o eleitor sobre uma eventual disputa entre Lula e Sergio Moro, que já faz pré-campanha em várias cidades do Brasil, com outdoors em que aparece ao lado de Bolsonaro.
Sobre a libertação de Lula, a consulta aos eleitores revela que 57% dos eleitores consideram que foi uma decisão justa. Trinta e dois por centro acreditam que não. Para 48%, a liberdade do ex-presidente é boa para o Brasil; 27% pensam o contrário.
Um dos dados que mais chamam a atenção é a percepção dos eleitores de que, se o nome de Lula estivesse nas urnas, ele venceria as eleições em 2018: 68% pensam assim.
Para 21%, Bolsonaro venceria as eleições mesmo com a participação de Lula. Isso significa que mesmo entre aqueles que dizem gostar de Bolsonaro — 28% —, há os que admitem que ele perderia as eleições para Lula.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.