Encontro entre Bolsonaro e assessor de guerra de Trump tem antecedentes perigosíssimos

Portal Plantão Brasil
28/11/2018 05:58

Encontro entre Bolsonaro e assessor de guerra de Trump tem antecedentes perigosíssimos

0 0 0 0

2391 visitas - Fonte: Brasil247

Ninguém precisa surpreender-se com o empenho de John Bolton, principal assessor de Segurança Nacional de Donald Trump, para cultivar boas relações com Jair Bolsonaro.



Na conversa marcada para a semana que vêm, o assunto envolve o destino de Cuba e da Venezuela, que possuem governos que Washington considera um desafio a sua hegemonia imperial -- e espera ajuda de Bolsonaro para livrar-se deles.







A potência da retórica ultra-conservadora de Bolton é um dado conhecido da diplomacia mundial, inclusive pela capacidade de ultrapassar os fatos. Em 2002, empenhado na Invasão do Iraque, ele foi um dos principais responsáveis pela divulgação da tese -- jamais demonstrada -- de que Saddham Hussein produzia "armas de destruição em massa", usada para justificar um conflito que produziu mais de meio milhão de mortos, deixou um custo estimado em U$ 1,7 trilhão e abriu um dos abismos em que a economia mundial se encontra até hoje.







Se a pauta da semana que vem é relativamente conhecida, o mesmo se pode dizer da coreografia. Os diálogos nesse nível é que podem variar -- às vezes. Há mais de meio século que Washington costuma tratara os presidentes brasileiros, em particular no início de seus mandatos como debutantes nos bailes de 15 anos.



UM PACOTE DE GOLPES PARA JÂNIO APOIAR



Em artigo publicado no volume III da obra "Pensamento Diplomático Brasileiro," o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães revela que em março de 1961, o recém-empossado Jânio Quadros recebeu uma oferta surpreendente. Falando em nome de John Kennedy, exibindo também a autoridade de quem havia liderado o golpe para derrubar Getúlio Vargas em 1945, o embaixador Adolfo Berle Jr levou a Jânio o convite para participar de três intervenções na América Central.









APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians