Em pesquisa, Lula tem 30% e em outro cenário Haddad salta para 11%, passando Ciro

Portal Plantão Brasil
8/6/2018 09:36

Em pesquisa, Lula tem 30% e em outro cenário Haddad salta para 11%, passando Ciro

0 0 0 0

6560 visitas - Fonte: Brasil247

O IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) realizou entre os dias 4 e 6 de junho, a terceira pesquisa encomendada pela XP Investimentos. O levantamento mostrou um salto atípico e surpreendente de Fernando Haddad quando seu nome é associado à figura de Lula. O levantamento ouviu 1.000 entrevistados por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.







“Em uma simulação que associa seu nome à figura de Lula, Haddad salta para 11% das intenções de voto, 10 pontos atrás de Bolsonaro. Este cenário não havia sido testado nas pesquisas anteriores. O petista tem o mesmo patamar que Marina Silva e supera numericamente Ciro Gomes, que tem 9%, apesar de os dois estarem tecnicamente empatados neste cenário. Geraldo Alckmin tem 8% e Álvaro Dias, 6%. Brancos, nulos e indecisos somam 27%.







Em uma simulação considerando a candidatura de Lula, o ex-presidente lidera a disputa com 30% das intenções de voto, 10 pontos à frente de Bolsonaro. Na sequência, aparece Marina Silva, com 10% (mesmo patamar de maio) e Alckmin com 7% (1 ponto mais baixo). Ciro Gomes tem 6% neste cenário, enquanto Álvaro Dias tem 5%. Brancos, nulos de indecisos somam 16%. Na pesquisa anterior Lula tinha 28% e Bolsonaro 25%, mostrando que o ex-presidente subiu dentro da margem de erro e Bolsonaro despencou.







Segundo turno

Seis cenários foram testados para segundo turno pela pesquisa. No primeiro, Alckmin derrotaria Haddad por 30% a 20%. No último levantamento, o placar era 28% a 25% a favor do tucano.



No segundo, Lula estaria à frente na disputa contra Bolsonaro por 40% a 35%, perto do limite da margem de erro. Em maio, o placar era de 38% a 36% a favor do deputado.



Na terceira simulação, Bolsonaro aparece à frente de Alckmin por 34% a 29%, também perto do limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, a distribuição de votos era 35% a 28%.



Na quarta simulação, Marina e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados, com 36% e 35%, respectivamente. Antes, o militar vencia por 37% a 31%.



Na quinta, Ciro Gomes aparece à frente de Alckmin por 32% a 29%. Antes, o placar era favorável ao tucano por 30% a 27%, em empate técnico.



Na sexta, Bolsonaro e Ciro estão tecnicamente empatados, mas com o deputado à frente numericamente: 35% a 33%. A vantagem, contudo, já foi de 9 pontos percentuais.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians