334 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em entrevista ao programa Boa Noite 247, Bruno Bassi, coordenador do núcleo de pesquisa De Olho Nos Ruralistas, fez uma análise crítica sobre a influência crescente do agronegócio e da extrema-direita nas eleições municipais. Bassi destacou como o setor rural tem se articulado politicamente e o papel central que a comunicação desempenhará nas disputas eleitorais futuras. “A disputa no campo da comunicação será talvez o principal campo a ser enfrentado nos próximos anos”, afirmou.
Desde 2016, o observatório tem monitorado o impacto do agronegócio nas eleições, principalmente no interior do país, mas Bassi explicou que, em 2024, a cobertura foi ampliada para as capitais, em sintonia com o contexto político nacional. Ele também mencionou como o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, foi alvo de investigações que relacionam suas propriedades ao agronegócio. A extrema-direita, segundo ele, se consolidou a partir do governo Bolsonaro, criando um bloco cada vez mais articulado para promover seus interesses.
Bassi observou que, embora a Frente Parlamentar da Agropecuária, ou "bancada ruralista", mantenha forte influência, muitos dos candidatos alinhados com os interesses do agronegócio não são fazendeiros, mas pastores evangélicos ou defensores de pautas de desestatização. Ele também alertou para a sofisticação das estratégias de comunicação da extrema-direita, que usa desde a máquina pública até o disparo em massa de fake news pelo WhatsApp.
Entre os desafios mencionados, o coordenador chamou a atenção para o crescimento de um discurso voltado para a especulação econômica e para o fenômeno das apostas eleitorais, que já está sendo investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo Bassi, esses problemas refletem a necessidade urgente de repensar o modelo econômico do Brasil, ainda dependente da exportação de commodities.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.