675 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira, 8 de outubro, com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), logo após sancionar a Lei do Combustível do Futuro. O encontro no Palácio do Planalto teve como foco a expansão do setor automobilístico brasileiro, que tem mostrado sinais de recuperação com o aumento de investimentos.
Lula destacou em suas redes sociais que "os investimentos voltaram, estamos vendendo mais carros e, em novembro de 2025, teremos o retorno do Salão do Automóvel". Esse evento, que não ocorre desde 2018, é esperado para novembro de 2025, em São Paulo, com a participação estimada de um milhão de pessoas.
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, reforçou os dados positivos do setor. No terceiro trimestre, o emplacamento de veículos subiu 14,5%, retomando os níveis pré-pandemia. Além disso, ele celebrou a criação de 60 mil novos empregos nos últimos meses e o investimento de mais de R$ 130 bilhões na cadeia produtiva automobilística.
A produção de veículos no terceiro trimestre alcançou 715 mil unidades, um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2022. No acumulado do ano, o setor registra um crescimento de 7%. Embora as exportações enfrentem dificuldades, houve um aumento de 40% no terceiro trimestre em comparação ao segundo.
Por fim, o retorno do Salão do Automóvel foi formalmente anunciado, com previsão para ocorrer entre 22 de novembro e 1º de dezembro de 2025, em São Paulo, marcando o retorno do evento após sete anos de pausa.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.