407 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu nesta terça-feira (08) declarar o ex-prefeito do Rio e atual deputado federal, Marcelo Crivella, inelegível por oito anos. A condenação se deve a crimes de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016 e 2020, relacionados ao esquema de corrupção conhecido como "QG da propina". O empresário Rafael Alves, apontado como intermediário nas negociações, também foi condenado.
As investigações revelaram que Crivella, à frente da Prefeitura do Rio, e Alves, sem cargo oficial mas com influência direta, arrecadaram mais de R$ 50 milhões em propinas negociadas a partir da Riotur. Crivella chegou a ser preso em dezembro de 2020, dias antes de deixar a prefeitura, sob a acusação de chefiar uma organização criminosa.
Além da inelegibilidade, tanto Crivella quanto Alves foram multados em R$ 106.410 cada. A decisão do TRE confirma a sentença de primeira instância, emitida em março deste ano, e foi aprovada pela maioria dos desembargadores, que seguiram o voto do relator, Rafael Estrela.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.