819 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O delegado da Polícia Federal, Humberto Freire de Barros, revelou que parte dos incêndios florestais no Brasil pode ter sido causada por ações coordenadas. Em entrevista, Barros, que é diretor de Amazônia e Meio Ambiente da PF, afirmou que a investigação preliminar aponta para queimadas que começaram quase simultaneamente, sugerindo uma possível ação organizada. "A gente vê que alguns incêndios começaram quase que ao mesmo tempo. Isso traz o indício de que podem ter acontecido ações coordenadas", destacou.
Essa hipótese já havia sido levantada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que também determinou medidas para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal. Durante uma audiência de conciliação na Corte, Dino enfatizou a necessidade de investigar e punir os responsáveis pelas queimadas ilegais, ressaltando a presença de ação humana nesses eventos. "Há ação humana. Por isso, o Supremo vem com essa ideia de diálogo, mas, ao mesmo tempo, de coerção, investigação e punição dessa ação humana", afirmou o ministro.
Segundo os dados mais recentes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, 842 profissionais e 18 aviões estão sendo empregados no combate às chamas no Pantanal. Atualmente, há 116 incêndios registrados, dos quais 83 foram extintos. A situação reforça a necessidade de investigação aprofundada para identificar e responsabilizar os autores desses incêndios criminosos.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.