660 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em tratativas avançadas para desenvolver um sistema alternativo de internet via satélite, visando reduzir a dependência da Starlink, empresa de Elon Musk. Nesta terça-feira (10), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reuniu-se com Daniel Mazini, presidente da Amazon Brasil, que lidera o Projeto Kuiper, uma iniciativa que visa competir diretamente com o serviço de Musk.
O Projeto Kuiper, da Amazon, pretende lançar mais de 3.000 satélites de baixa órbita para fornecer internet de banda larga a regiões remotas e de difícil acesso. A previsão é que os primeiros satélites sejam lançados nos próximos meses e que o serviço esteja disponível no Brasil até 2026.
A entrada da Amazon nesse mercado é vista pelo governo como uma oportunidade para aumentar a concorrência, elevar a qualidade dos serviços e reduzir custos para os consumidores, especialmente em áreas isoladas, como a Amazônia, que atualmente são atendidas principalmente pela Starlink.
Recentemente, a Starlink enfrentou polêmicas ao ameaçar desobedecer uma ordem do ministro Alexandre de Moraes para bloquear a rede social X, mas acabou recuando.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.